APS L’AGENDA VERT AU CŒUR DU PARTENARIAT ENTRE DAKAR ET L’UE (AMBASSADRICE) APS MACKY SALL DEMANDE UN RAPPORT NATIONAL SUR LA SITUATION DES MARCHÉS APS NGAPAROU : INAUGURATION D’UNE ZONE ÉCOLOGIQUE COMMUNAUTAIRE ABP « Chacun des béninois peut être riche de son travail et non de l’argent de nous tous » dixit Patrice Talon ABP La ville de Grand-Popo fait sa toilette pour recevoir le chef de l’Etat ABP L’initiative « Bénin commune connect » au cœur d’une séance d’échange à Avrankou ABP Patrice Talon pour une élection présidentielle ouverte à tous ABP L’UNHCR et le CNR appuient le Ceg Vèdoko en matériel anti-Covid AIP Les nouveaux élèves de sixième du Collège Nanan Boa Kouassi III officiellement intégrés AIP Cote d’Ivoire-AIP/12 nouveaux cas de Covid-19 et 10 guéris

Preços dos produtos importados diminuíram 0,9% em Setembro


  21 Octobre      18        Economie (10359),

   

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – Os preços dos produtos importados diminuíram, em Setembro deste ano, 0,9 por cento (%), valor superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com o Índice de Preços do Comércio Externo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,1% em Setembro de 2020, valor superior em 0,9 p.p, comparado ao mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 0,9%, valor superior em 0,7 p.p. face ao registado em Agosto.

Em Setembro de 2020, o índice de preços da importação situou-se em 92,6 tendo registado um decréscimo de 0,9% relativamente ao mês anterior. Já os índices, subjacente e o volátil, na importação verificaram, de acordo com um comunicado do INE, decréscimos de 0,8% e 1,5% respetivamente, face ao mês anterior.

Ainda segundo a mesma fonte, os aumentos dos preços mais expressivos foram registados nas categorias de “Bens de Consumo” (0,9%), o que se justifica pela subida de preços de “produtos alimentares transformados” (0,9%), e “Bens de capital” (0,6) devido à subida de preços de “máquinas” (1, 6%).

Na nota do INE lê-se ainda que as diminuições dos preços ocorreram nas categorias “Bens Intermédios” (-3,5%), o que se, essencialmente, com a descida dos preços de “outros produtos transformados (-21,6%), e nos “Combustíveis” (-1,8%)”, que se prende com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-1,8%).

Em termos homólogos, avançou o INE, o índice de preços da importação diminuiu 10,9%, relativamente ao mês de setembro de 2019. Comparativamente ao mês de Setembro 2019, os índices subjacente e volátil na importação, registaram decréscimos de 11,2% e de 10,2% respetivamente.

Quanto ao índice de preços da exportação, acrescentou a mesma fonte que no mês em análise situou-se em 100,9 correspondendo a um decréscimo de 0,1%, face ao mês anterior.

De acordo como o INE em setembro de 2020, o índice subjacente na exportação diminuiu 0,4%, e o volátil aumentou 0,6% face ao mês anterior.

Em termos homólogos, em setembro de 2020, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 0,3%. Comparativamente ao mês de Setembro de 2019, o índice subjacente registou um aumento de 1,4% e o volátil diminuiu 2,7%.

Já em relação ao índice de termos de troca, no mês de Setembro de 2020, comunicou o INE, registou-se um aumento de 0,9% nos índices de termos de troca, comparativamente ao mês anterior.

Em termos homólogos, o índice de termos de troca (ITT) situou-se, segundo a mesma fonte, em 109,0 com uma taxa de variação homóloga positiva de 12,6%.

GSF/DR

Dans la même catégorie