AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Africa Santé Expo 2021, du 20 au 21 mai à Abidjan AIP Point de la situation de la COVID-19 au 21/01/2021 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Signature d’un partenariat entre le centre Jubilée de Korhogo et un organisme allemand pour la prise en charge des malades mentaux AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La mine d’or d’Ity mène plusieurs actions au bénéfice des populations de Zouan-Hounien APS LIGUE 1 : TEUNGUETH FC ET JARAAF, LES FAVORIS AU TITRE, SELON BADARA SARR MAP Bénin : 56 millions $ de l’UE pour la riposte anti-covid-19 MAP Gabon : Campagne nationale de sensibilisation sur les effets néfastes du tabagisme MAP Côte d’Ivoire : Retard de livraison des vaccins Pfizer GNA COVID-19: Seven new cases recorded in 24 hours in Hohoe GNA Senior Staff of Ghanaian Universities begin indefinite strike

Presente de Natal/ Primeira-dama doa brinquedos e géneros alimentícios à escolas e Centros de Acolhimento


  22 Décembre      9        Société (27561),

   

Bissau, 22 Dez 20 (ANG) – A primeira-dama procedeu segunda-feira a entrega de doações de cinco mil brinquedos e dezenas de toneladas de géneros alimentícios à diferentes escolas, Centros de Acolhimento e Jardins da capital Bissau e das regiões do país, no âmbito da celebração da quadra festiva do Natal e Ano Novo.

A acção da Dinísia dos Reis Embaló faz parte da campanha do programa de Natal, que decorre sob o lema: “Juntemos as mãos para ajudar aqueles que mais precisam”.
O acto de distribuição d
os donativos contou com a presença da ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Maria da Conceição Évora e o staf do seu gabinete.

Em declarações à imprensa no final da distribuição dos donativos, a Primeira- dama disse ter um carinho muito especial pelas crianças e que sabe que muitos delas não terão a sorte de ganhar nenhum brinquedo ou presente de Natal. Por isso, apelou à todos para se juntar as mãos na ajuda aos mais carenciados.

Dinísia Embaló considerou de “pequeno gesto de carinho e de amor” os presentes entregues as crianças .

Exorta à todos no sentido de unirem esforços para a redução dos obstáculos que as pessoas com deficiência enfrentam para que possam ter uma vida com plenos direitos, defendendo que a igualdade de oportunidade deve ser para todos os cidadãos guineenses.

A Primeira-dama manifestou a sua total disponibilidade de ajudar aqueles que mais precisam e proporcionar-lhes as melhores condições de vida.

Para a Primeira-dama a inclusão e a igualdade de oportunidades deve ser encarada por todos.

“Porque, “hoje tive a oportunidade de visitar outras instituições que acolhem crianças, jovens e adultos que mais necessitam de cuidados especiais. Peço a colaboração de todos para que possamos trabalhar juntos para que todos os guineense tenham as mesmas oportunidades”, disse.

Em reação a iniciativa de Dinísia Embaló , a responsável do Centro Dag Center, Luciana Keita Banjai salientou que os presentes simbolizam um gesto de reconhecimento do governo e sobretudo da Primeira-dama.

Luciana Banjai pediu apoio das autoridades, sobretudo do governo para conceção de um espaço para instalação do centro, devido a falta de capacidade para albergar o grosso número de crianças com deficiência e que precisam de cuidados especiais.

Em nome da direcção do Orfanato Casa Emanuel, Daniel Jovane Baldé agradeceu o apoio e a atenção que a Primeira-dama deu às crianças guineenses, oferendo-lhes brinquedos neste período.

A directora da Casa Bambaram, Maria Linda Gomes Lopes considera de impar o gesto da Primeira-dama.

“Primeira Dama, você não pode imaginar a grande alegria que trouxe para estas crianças, porque, de facto, elas precisam”, afirmou.

Maria Linda Gomes Lopes aproveitou a presença da ministra da Mulher Família e Coesão Social para exortar o governo no sentido de prestar mais atenção à áreas sociais, principalmente aos
orfanatos.

O mesmo pedido foi feito à Primeira Dama, e ao Presidente da República foi solicitado que usasse a sua influência junto de outras intuições parceiras para que as crianças que se encontram nos diferentes orfanatos possam beneficiar de mais apoios e carinho.

Em Bissau, o donativo foi entregue ao Centro de acolhimento Dag Centrol, Escola Attadamun, Casa Emanuel, Casa Bambaram, Escola Surdos e Mudos, Jardim Santa Mariana, Associação dos Amigos de Crianças entre outras.

Dans la même catégorie