APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Presente de Natal/ Primeira-dama doa brinquedos e géneros alimentícios à escolas e Centros de Acolhimento


  22 Décembre      37        Société (45064),

 

Bissau, 22 Dez 20 (ANG) – A primeira-dama  procedeu segunda-feira a entrega de doações de cinco mil  brinquedos e dezenas de toneladas de géneros alimentícios à  diferentes escolas, Centros de Acolhimento e Jardins da capital Bissau e das regiões do país, no âmbito da celebração da quadra festiva do Natal e Ano Novo.

A acção da Dinísia dos Reis Embaló faz parte da campanha do programa de Natal, que decorre sob o lema: “Juntemos as mãos para ajudar aqueles que mais precisam”.

O acto de distribuição d
os  donativos contou com a presença da  ministra da  Mulher, Família  e Coesão Social, Maria da Conceição Évora e o staf do seu gabinete.

Em declarações à imprensa no final da distribuição dos donativos, a Primeira- dama disse ter um carinho muito especial pelas crianças e que sabe que muitos delas não terão a sorte de ganhar nenhum brinquedo ou presente de Natal. Por isso, apelou à todos para se juntar as mãos na ajuda aos mais carenciados.

Dinísia Embaló considerou de “pequeno gesto de carinho e de amor” os presentes entregues as crianças .

Exorta à todos no sentido de unirem  esforços para a redução dos obstáculos que as pessoas com deficiência  enfrentam para que  possam ter uma vida com plenos direitos, defendendo  que a igualdade de oportunidade deve ser para todos os cidadãos guineenses.

A Primeira-dama manifestou a sua total disponibilidade de ajudar aqueles que mais precisam e proporcionar-lhes as melhores condições de vida.

Para a Primeira-dama  a inclusão e a igualdade de oportunidades deve ser encarada por todos.

“Porque, “hoje tive a oportunidade de visitar outras instituições que acolhem crianças, jovens e adultos que mais necessitam de  cuidados especiais. Peço a colaboração de todos para que possamos trabalhar juntos para que todos os guineense tenham as mesmas oportunidades”, disse.

Em reação a iniciativa de Dinísia Embaló , a responsável do Centro Dag Center, Luciana Keita Banjai salientou que os presentes  simbolizam um gesto de reconhecimento do governo e sobretudo da Primeira-dama.

Luciana Banjai pediu apoio das autoridades, sobretudo do governo para conceção de um espaço para instalação do centro, devido a falta de capacidade para albergar o grosso número de crianças com deficiência e que precisam de cuidados especiais.

Em nome da direcção do Orfanato Casa Emanuel, Daniel Jovane Baldé agradeceu o apoio e a atenção que a Primeira-dama   deu às crianças  guineenses, oferendo-lhes  brinquedos neste período.

A directora da Casa Bambaram, Maria Linda Gomes Lopes considera de impar o gesto da Primeira-dama.

“Primeira Dama, você não pode imaginar a grande alegria que trouxe para estas crianças, porque, de facto, elas precisam”, afirmou.

Maria Linda Gomes Lopes  aproveitou a presença da ministra da  Mulher Família  e Coesão Social para exortar o governo no sentido de prestar mais atenção à  áreas sociais, principalmente aos
orfanatos.

O mesmo pedido foi feito à Primeira Dama, e ao Presidente da República  foi solicitado que usasse a sua influência junto de outras intuições parceiras para que as crianças que se encontram nos diferentes orfanatos possam beneficiar de mais apoios e carinho.

Em Bissau, o donativo foi entregue ao Centro de acolhimento Dag Centrol, Escola Attadamun, Casa Emanuel, Casa Bambaram, Escola Surdos e Mudos, Jardim Santa Mariana, Associação dos Amigos de Crianças entre outras.

Dans la même catégorie