AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Presidenciais 2021/ José Maria Neves garante que será o presidente de todos os cabo-verdianos


  18 Octobre      44        Politique (25166),

 

Bissau,18 Out 21(Inforpress) – O Presidente da República eleito, José Maria Neves, garante que será o presidente de todos os cabo-verdianos nessa missão, que afirma, vai assumir com toda a humildade, serenidade e responsabilidade.
“Dizer que se trata de uma enorme responsabilidade presidir à nação cabo-verdiana nestes tempos. Recebo esta vitória com uma grande humildade, que sempre me caracterizou, e assumo como missão servir Cabo Verde”, disse,no domingo, adiantando tratar-se de “uma grande vitória” do povo de Cabo Verde.
Nesta sua primeira declaração à imprensa, José Maria Neves realçou que quer ser um presidente que une, que protege e cuida e assegurou que vai trabalhar para unir todos os cabo-verdianos.

O candidato que foi apoiado politicamente pelo PAICV (oposição) garante que será um árbitro imparcial, um fiscalizador da acção governamental, um apaziguador dos conflitos e um presidente que irá colaborar com o Governo e com as autoridades locais e toda a sociedade cabo-verdiana para juntos fazerem face aos desafios que o país tem pela frente.

“Serei um presidente que irá sugerir, aconselhar, apoiar os outros órgãos de soberania, particularmente o Governo. Um presidente que irá dialogar com todos, desde logo os partidos políticos e sindicatos, as fundações, as universidades e todas as instituições relevantes de Cabo Verde”, acrescentou.

A sua intenção é ainda de unir a nação global cabo-verdiana, e promete que mobilizará todas as competências de Cabo Verde enquanto uma nação diaspórica, transnacional e transmigrantes para colocá-las ao serviço de Cabo Verde.

José Maria Neves agradeceu a todos aqueles que trabalharam para o sucesso da sua candidatura, sublinhando que foi um engajamento cívico “extraordinário”. Agradeceu igualmente o apoio do PAICV, dos militantes dirigentes e amigos dos outros partidos que contribuíram para que esta candidatura fosse uma candidatura vencedora.

“Esta candidatura é uma candidatura transversal e por isso irei ser, precisamente por isso, um presidente de todos”, disse, reafirmando que será um presidente “amigo e parceiro”.

José Maria Neves salientou que com a crise, que ficou agravada pela pandemia, é preciso um grande “Djunta Mon” de todos os cabo-verdianos, de todos os órgãos de soberania, das autoridades, dos sindicatos das universidades, e dos partidos políticos, das universidades e todos os cidadãos para com a força de todos, o país possa enfrentar os desafios futuros.

O ex-primeiro-ministro José Maria Neves foi eleito Presidente da República de Cabo Verde à primeira volta, com 51,5% dos votos, nas sétimas eleições presidenciais realizadas domingo, de acordo com os dados provisórios e vai substituir o presidente Jorge Carlos Fonseca, que deixa o cargo depois de cumprir dois mandatos.

Dans la même catégorie