AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat

Presidente da Assembleia Nacional diz ser uma “honra” receber em audiência novo encarregado dos Negócios do Luxemburgo


  14 Octobre      35        Politique (25167),

 

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse terça-feira ser uma “honra” receber em visita de cortesia o novo encarregado dos Negócios da Embaixada do Luxemburgo na Praia Thomas Barbancey.
Segundo Jorge Santos, em declaração à imprensa, à margem do encontro com Thomas Barbancey, o Grão Ducado do Luxemburgo é um país que uma “excelente cooperação” com Cabo Verde, há mais de 30 anos e que abrange vários sectores, desde Educação, Saude, Água, Saneamento e Electrificação, além da área financeira.
“Hoje, a cooperação económica é uma das grandes prioridades… a nível dos investimentos por parte dos luxemburgueses”, afirmou o presidente da Assembleia Nacional (A N), acrescentando que Cabo Verde nutre uma “grande confiança” por aquele país europeu.
Disse, ainda, que o arquipélago, no quadro da União Europeia, está a construir uma “parceria especial” com o Luxemburgo, um país, acrescentou, não tem grandes dimensões em termos territoriais, mas grande em termos empresariais.
Lembrou que o Parlamento cabo-verdiano tem uma “excelente cooperação” com o seu congénere luxemburguês e prova disso é o projecto de instalação de um parque fotovoltaico em curso, o qual, de acordo com Jorge Santos, “vai diminuir a factura de energia da Assembleia Nacional em quase 40% (por cento).
“A partir do próximo mês, todo o Palácio da Assembleia estará a ser servido por parque fotovoltaico de 120 quilowatts que vai ajudar grandemente na gestão do Palácio”.
Na ocasião, anunciando ainda, que os novos investimentos em matéria de transportes serão em viaturas eléctricas.
Garantiu que vão inaugurar uma estação de tomada de energia eléctrica na Assembleia Nacional, para servir não só as viaturas da instituição, mas também para todos aqueles que colaboram com o Parlamento cabo-verdiano.
Neste momento, Luxemburgo tem um programa indicativo de cooperação com Cabo Verde que ascende a 70 milhões de euros.
“Luxemburgo é um parceiro de todas as horas, portanto, não só no domínio da cooperação bilateral, mas também no quadro multilateral, a nível da União Europeia”, indicou Jorge Santos.
Por sua vez Thomas Barbancey disse aos jornalistas que durante o encontro com Jorge Santos pôde constatar que ele é um “grande amigo do Luxemburgo” e que tem um “profundo conhecimento” sobre a cooperação bilateral do seu país com Cabo Verde.
“Passámos em revista as excelentes relações entre os nossos dois países, tanto no presente, como no futuro”, precisou o diplomata luxemburguês, acrescentando que se encontra em Cabo Verde para dar continuidade a esta cooperação.

Dans la même catégorie