ANP La construction de l’Echangeur Ali Saïbou permettra d’optimiser l’utilisation de la voie express, selon le Ministre des Finances AIB Etats unis : Le procès de Trump pour «incitation à l’insurrection» débute le 9 février AIB Burkina : L’importation d’énergie du Ghana en hausse de 113% en 2019 (Rapport) AIB Report de l’entrée en vigueur de l’ECO : «Il s’agit d’un aveu d’échec» selon un universitaire AIB Politique et syndicalisme occupent  la Une des quotidiens burkinabè AIB Meilleure journaliste du Burkina: Rabiatou Simporé dédie ses prix aux agents de l’AIB MAP Visionnaire et impitoyable, Lekjaa est l’un des meilleurs administrateurs de football AIB Jonathan Pitroipa quitte Paris FC AIB Report de l’entrée en vigueur de l’ECO : «Il s’agit d’un aveu d’échec» selon un universitaire AIB Burkina : Les fidèles catholiques invités à sauver les médias diocésains

Presidente da câmara de Ribeira Grande de Santiago exorta produtores a apostarem na qualidade da produção do grogue


  10 Décembre      21        Société (27870),

   

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago exortou hoje os produtores locais a apostarem mais na produção de aguardente de qualidade, lembrando que as melhores práticas e garantia da saúde pública é uma responsabilidade de todos.
O edil Nelson Moreira lançou este repto durante a sua intervenção na cerimónia de abertura da formação de dois dias, sobre as boas práticas para a produção de aguardente de cana-de-açúcar, que decorre no Centro Cultural da Cidade Velha.
O edil destacou a importância desta iniciativa levada a cabo pela Direcção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, que, no seu entender, irá contribuir no desenvolvimento do município, na melhoria do ambiente de negócio e situação económica das empresas locais.
“A qualidade e saúde pública são responsabilidades dos operadores económicos, munícipes, empresários e consumidores, uma responsabilidade de todos principalmente, neste momento de crise causada pela pandemia de covid-19, que tem condicionado a nossa vida, as actividades económicas e a produção do grogue não foge à regra”, afirmou.
O engajamento de todos, segundo o autarca, é um passo importante para alcançar esse desiderato, realçando que a câmara local está disponível em colaborar com as partes envolvidas por forma a contribuir na melhoria da qualidade de aguardente produzido no município.
“O cidadão comum enquanto consumidor final é ao fim ao cabo o grande fiscalizador e garante da qualidade que irá avaliar o produto. Estamos num tempo de exigir cada vez mais qualidade porque a nossa qualidade de vida depende da qualidade dos produtos que consumimos”, salientou, acrescentando, por outro lado, que a aposta na capacitação dos produtores locais contribui no reforço do Sistema Nacional de Qualidade e da sustentabilidade da economia.
Por seu turno, o director nacional da Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, considerou que estas acções de formação realizadas igualmente em outros municípios de Santiago, têm servido bem para capacitar e sensibilizar os produtores sobre a importância das boas práticas na produção de aguardente de cana-de-açúcar em Cabo Verde.
A aguardente de cana-de-açúcar, prosseguiu, é um produto de grande importância económica para Cabo Verde principalmente para as ilhas de Santiago e Santo Antão onde tem maior expressão, salientando, por outro lado, que a indústria agro-alimentar tem um papel importante na potencialização de novas áreas e consolidação de nichos competitivos.
“Nunca é demais lembrar a importância da produção da aguardente, responsável e sem risco para a saúde, que é o principal motor e enquadramento da legislação da protecção e saúde de pessoas, mas também, convém realçar que este sector tem a pretensão de alcançar um lugar mais favorável em termos de exportação para mercados competitivos nacionais e internacionais”, asseverou.
Entretanto, reconheceu que ainda há muitos desafios a serem ultrapassados, reforçando que ultrapassar essas barreiras passa essencialmente pela valorização e consolidação da identidade e a qualidade da aguardente de cana-de-açúcar do país.
O município de Ribeira Grande de Santiago é o sexto e último concelho a beneficiar da acção de formação de boas práticas de produção de aguardente na ilha de Santiago, depois de a mesma ter sido realizada nos concelhos de São Miguel, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina, Santa Cruz e São Domingos.

Dans la même catégorie