AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Presidente da FCF defende que todas as instituições do desporto sejam auditadas


  12 Mai      30        Sport (12588),

 

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, defendeu hoje que todas as instituições ligadas ao desporto sejam auditadas, como forma de credibilizar a sua gestão e ganhar respeito dos parceiros.
Mário Semedo fez estas declarações momentos antes da apresentação de duas plataformas de gestão, uma de disponibilização de informação e conhecimento e outra de gestão das competições, na sede da FCF, na cidade da Praia.
Estes projectos, explicou, enquadram-se no investimento que a FCF está a fazer na boa governança.
“É fundamental que hoje apostemos na boa governança que é, não só recomendada, mas também exigida pelas instituições que gerem o futebol a nível mundial. Refiro-me concretamente à FIFA e CAF, duas intuições que financeiramente apoiam a FCF. Portanto nós estamos a fazer jus às recomendações dessas duas instituições”, acrescentou.
Mário Semedo afirmou ainda que hoje em dia não se pode estar no futebol sem ter em conta a boa governança na gestão das federações, das associações e dos clubes.
“Sem a boa governança é melhor esquecer. Hoje o futebol não é apenas fazer um calendário e organizar o campeonato. Terá que ser muito mais. Temos que aplicar muito para que, de facto, sejamos dignos do cargo que ostentamos para que as federações possam, de facto, desempenhar cabalmente o seu papel, que é de desenvolver o futebol”, frisou.
É dentro dessa política de boa governança, de boas práticas é que, disse, a FCF tem desenvolvido um conjunto de projectos, sobretudo ao nível da gestão financeira, “porque um dos princípios básicos da boa governança é a prestação de contas”.
“Se quisermos prestar conta convenientemente, temos que apostar numa boa gestão financeira. A FCF é auditada e defendemos que todas as instituições do desporto sejam auditadas”, avançou.
Mário Semedo defendeu ainda que o dinheiro que cada um recebe deve ser devidamente justificado, para que se possa também credibilizar a instituição, a sua gestão e fazer com que a mesma ganhe o respeito dos parceiros.
“Por isso, é uma aposta forte e a continuar na FCF”, finalizou.

Dans la même catégorie