APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Presidente da Protecção Civil aponta investimentos para alavancar serviços de prontidão e resposta


  8 Octobre      33        Société (45064),

 

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O presidente do Serviço de Protecção Civil, Renaldo Rodrigues, apontou investimentos necessários para uma boa resposta aos serviços de prontidão e socorro, uma forma de alavancar o sector no País.

Renaldo Rodrigues fez esta afirmação à imprensa, esta quarta-feira à margem mesa redonda virtual com sectores e parceiros de desenvolvimento, que aconteceu na Cidade da Praia, para discutir as conclusões do diagnóstico do sistema de prontidão e resposta a emergências (EP&R) em Cabo Verde.

Segundo o responsável, o objectivo foi partilhar com os parceiros e outras instituições do sector público as conclusões relativamente ao sistema de prontidão, resposta e emergência.

Explicou que a Protecção Civil tem um sistema que ainda carece de alguns investimentos estruturais, para que de facto esteja num nível em que um País vulnerável como Cabo Verde tem que estar.

Avançou que este diagnóstico mostra um quadro claro daquilo que são os investimentos, analisando componentes como a informação, infra-estruturas, legislação, equipamentos, e, referiu, naquilo que foi a avaliação do sistema nacional, é ainda “bastante incipiente”.

“Nós temos corporações em vários municípios, mas a grande maioria é composta por voluntários, não é um sistema ainda robusto que permite ter uma prontidão almejada a este nível”, salientou.

Para isso, atestou, há um orçamento associado aos investimentos que são necessários, que, apesar de ser avultadíssimo, dará respostas às necessidades com a qualidade que se exige.

“Estamos a pensar em viaturas de combate a incêndio, viaturas hidráulicas, equipamentos de protecção individual, mesmo a nível de infra-estrutura, estamos a falar de investimentos que, só com o Orçamento do Estado, será praticamente impossível”, ressaltou.

Renaldo Rodrigues indicou um valor superior a 14 milhões de escudos para se te, “de facto em condições e em todos as ilhas” e impulsionar sectores de desenvolvimento como o turismo e outros.

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), com o apoio do Banco Mundial, realizou entre os meses de Maio e Junho de 2019 um diagnóstico para avaliar o estado actual do sistema de prontidão e resposta a emergências em Cabo Verde, as suas potenciais lacunas e oportunidade.

Dans la même catégorie