AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Presidente do INIDA diz que prémio internacional desafia país a investir mais na sua biodiversidade


  29 Novembre      29        Environnement/Eaux/Forêts (6388), Société (44866),

 

Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) disse que o Prémio Internacional Terras sem Sombra, atribuído ao Jardim Botânico, desafia a investir ainda mais na conservação e salvaguarda da biodiversidade do país.

O INIDA candidatou-se ao Prémio Internacional Terras sem Sombra, referente a 2019, na categoria de Salvaguarda da Biodiversidade, com o Jardim Botânico, situada no município de São Lourenço dos Órgãos, e foi distinguido por unanimidade como um dos melhores jardins a ser conhecido a nível internacional.

O prémio será entregue este sábado, dia 30, no auditório do Centro Cultural de Campo Maior, em Portugal, cujo acto será presidido pelo príncipe Leo de Hohenberg.

Para a presidente do INIDA, Ângela Moreno, este prémio tem um significado “muito importante” tendo em conta que há mais de 40 anos o país tem vindo a valorizar e a conservar tudo que é a sua biodiversidade e as suas áreas protegidas.

“É uma grande honra que a Terra sem Sombra faz a Cabo Verde atribuindo este prémio de reconhecimento enquanto parceiro chave no cumprimento de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável visando a conservação e a salvaguarda da biodiversidade”, afirmou em entrevista à Inforpress.

Ângela Moreno disse ainda que não estavam à espera de ganhar este título, este ano, mas que nunca duvidaram de que o Jardim Botânico merecia ser reconhecido internacionalmente.

Segundo disse, Cabo Verde, por ser um país seco, com dificuldades hídricas “muito forte”, com temperaturas elevadas durante o ano, é um ganho ter conseguido manter toda essa biodiversidade.

Neste sentido, enalteceu “o selo, o amor e o desempenho” de todos os técnicos, engenheiros e investigadores do INIDA, que ao longo dos anos tem vindo a trabalhar para manter viva todas as espécies deste espaço.

Esta distinção internacional, assegurou,   desafia-os e obriga-os a trabalhar mais para manter este título de “um país exemplo na biodiversidade”.

“Já temos alguns prémios e inclusive com o fundo do ambiente, que recentemente nos foi atribuído por este Governo, vai trazer mais competências e mais diversidades e biodiversidades ao nosso jardim botânico”, disse, ajuntando que agora com meios e com projectos vão continuar a trabalhar “mais e mais” para dar ao jardim botânico a “dignidade que merece”.

Informou ainda que mesmo antes desse reconhecimento internacional, o Jardim Botânico era “muito reconhecido” pelas organizações que fazem eventos turísticos e pelos turistas que procuram o espaço para visitar e fotografar a biodiversidade de Cabo Verde.

Nesses últimos anos, avançou, o jardim tem tido muitas visitas e em média por ano recebem sete mil visitantes.

A nível nacional, a mesma fonte informou que muitos cabo-verdianos, sobretudo os estudantes, visitam o jardim, e este por sua vez acaba por ser um “laboratório e uma escola de aprendizagem e da conservação” de tudo daquilo que é a biodiversidade do país.

Com os olhos do mundo sobre Cabo Verde, Ângela Moreno sublinhou que devem “andar com mais responsabilidade e investir mais” para que as próximas pessoas que irão visitar o jardim confirmam que são dignos deste prémio.

Neste sentido, informou que, com melhores condições estarão dispostos a candidatar-se a outros prémios internacionais.

O Jardim Botânico Grandvaux Barbosa é o único jardim botânico em Cabo Verde, situado na ilha de Santigo, na localidade de São Jorge, no município de São Lourenço dos Órgãos.

Sua colecção concentra-se em plantas endémicas e nativas do arquipélago e plantas medicinas.

Foi criado em 1986 e recebeu o nome do botânico franco-português Luís Augusto Grandvaux Barbosa (1914-1983).

O Prémio Internacional Terras sem Sombra, criado em 2011, destina-se a homenagear uma personalidade ou uma instituição que se tenham salientado, ao nível global, em cada uma das seguintes categorias: a promoção da música, a valorização do património cultural e a salvaguarda da biodiversidade.

Com periodicidade anual, o prémio consta de um diploma e de uma obra de arte encomendada a um artista contemporâneo, sendo entregue num momento culminante da temporada musical no Alentejo, Portugal.

O acto solene da entrega do prémio acontece no dia 30 de Novembro no auditório do Centro Cultural de Campo Maior, sob a presidência do Príncipe Leo de Hohenberg.

Para além de Ângela Moreno, Cabo Verde estará representada nesta cerimónia por dois especialistas da área de biodiversidade e o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

Dans la même catégorie