APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Presidente FCF realça “grande contributo” do Seven Stars e da Lúcia Moniz para o futebol feminino em Cabo Verde


  9 Août      64        Sport (12694),

 

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, realçou sábado o grande contributo que a equipa do Seven Strars e a atleta Lúcia Moniz têm dado para o futebol feminino em Cabo Verde.

Mário Semedo falava na cerimónia de homenagem à equipa e à futebolista Lúcia Moniz pela sua estreia no torneio de qualificação da liga dos campeões africanos feminino da Zona UFOA, que foi realizado em Cabo Verde 24 a 30 de Julho.

Durante a sua alocação o presidente da FCF sublinhou o grande esforço que foi realizar este evento em Cabo Verde, mas afirmou que no final o balanço foi positivo, com o país a ser elogiado a nível internacional pela organização da liga.

“No final Cabo Verde e o futebol feminino cabo-verdiano saíram a ganhar. Naturalmente que sendo uma primeira participação e contra equipas consideradas mais experientes, a prestação do Seven Stars foi positiva”, disse.

“Até o último jogo Seven Stars dependia de si própria para qualificar-se para o Egipto. Entretanto, um que tinha de ganhar, e ganhou o Mali, coincidentemente, a única equipa que não perdeu com a nossa equipa. Isso demonstra também o valor do Seven Stars”, acrescentou.

E tendo em conta essa prestação e cumprindo o dever institucional, a FCF decidiu reconhecer esse feito do Seven Star de ter sido a primeira equipa cabo-verdiana de futebol feminino a participar naquilo que é considerada a prova máxima africana a nível do futebol feminino.

“Isto é um marco que ninguém consegue retirar – a primeira equipa -, mas também quisemos homenagear Seven Stars pela grande contribuição que tem dado ao futebol feminino em Cabo Verde”, acrescentou adiantando que durante a liga o Seven Stars mostrou-se uma equipa “organizada, disciplinada, determinada e, sobretudo, uma família”.

Para além da equipa no seu todo, a FCF homenageou, de forma particular, a futebolista Lúcia Moniz, um reconhecimento que, nas palavras do presidente Mário Semedo, extravasa o seu estatuto de atleta.

“Lúcia tem vindo a ser uma voz viva e ouvida a nível de promoção de futebol feminino aqui em Cabo Verde. Falar da Lúcia, é falar da liderança, de determinação, de combatividade, de perseverança porque mesmo em situações de extrema dificuldade ela nunca virou a cara a ninguém”, disse.

A agraciada agradeceu o gesto da FCF e a equipa do Seven Stars e prometeu continuar na luta para o desenvolvimento do futebol feminino em Cabo Verde.

Na cerimónia participaram também a primeira-dama, Lígia Fonseca, e a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, que deixaram mensagens de reconhecimento e encorajamento à equipa.

A equipa do Seven Stars participou na Liga de futebol feminino da União de Futebol da África Ocidental (UFOA) que aconteceu de 24 a 30 de Julho, na Cidade de Mindelo, em São Vicente.

 

A equipa cabo-verdiana classificou-se na última posição, com um ponto, fruto de um empate e duas derrotas, numa prova que contou com a participação de AS Mande, do Mali, Determine Girls, da Libéria, e AS Dakar Sacré Coeur, do Senegal.

Dans la même catégorie