MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott

Primeira emissão das obrigações azuis resulta em 350 mil contos superior em 100 mil contos ao montante inicial


  9 Mars      45        Economie (20941), Finance (1502),

 

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – A primeira emissão das obrigações azuis lançada pela Bolsa de Valores de Cabo Verde e realizada pelo InternationalInvestimentBank (iib) resultou em 350 mil contos, superior em 100 mil contos ao montante inicial que era de 250 mil contos.
Segundo o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, a operação cujos resultados foram apresentados hoje, foi um sucesso com a procura a superar a oferta, chegando a ultrapassar os 350 mil contos.
Inicialmente eram 25 mil obrigações colocadas à disposição do público, ao preço de 10 mil escudos cada, com maturidade de cinco anos e a taxa de juro de 4%, para financiar projectos na área da economia azul.
Entretanto, desde o início a Bolsa de Valores e entidade emitente deixaram aberta a possibilidade de aumentar até 10 mil as obrigações da primeira oferta pública de subscrição deste ano se a procura assim justificar.
“E podemos anunciar que na realidade tivemos a procura superior aos 350 mil contos, mas havendo essa opção de mais de 100 mil contos ficamos pelos 350 mil contos. É uma operação que teve a participação do público em geral, uma participação da nossa diáspora”, disse.
Segundo indicou, mais de 20% das obrigações, correspondente a mais de 70 mil contos foram subscritas por cabo-verdianos na diáspora, o que na sua perspectiva demonstra que os cabo-verdianos fora do país estão também interessados neste tipo de investimento.
Face ao sucesso desta operação, o presidente da Bolsa de Valores prevê novas emissões de obrigações azuis ainda antes deste ano.
O iib fez essa emissão no sentido de apoiar com créditos directos ou através das instituições de micro-finanças os investimentos no sector da economia marítima, ou seja, das actividades ligadas ao mar.
O presidente do iib, Francisco Ferreira, indicou que eles vão ter acordo para aquele empreendedorismo ou investimentos na economia marítima, pescas, ou seja aquilo que está ligado à actividade marítima.
Para isso, indicou que parte do financiamento já se encontra realizada, já que o banco foi construindo sua carteira nesse âmbito com factores de elegibilidade.
Entretanto adiantou também que o banco tem em discussão com as entidades de micro-finanças parcerias inovadoras com o intuito de poderem, enquanto banco e entidade mais reforçada no mercado de capitais, ajudar as instituições de micro-finanças que também têm uma expertise nessa área a alavancar a sua actividade.
“Estamos em conversação para chegarmos a um consenso sobre como é que o banco pode alavancar, quer em termos de liquidez, como em termos de liberalização de capital, a essas entidades que também são muito importantes nesse segmento ao qual os bancos têm dificuldades em chegar”, disse.
Denominada Marine andOceanBasedBlueBond série D, a emissão que decorreu de 27 de Janeiro e decorre até 28 de Fevereiro foi a primeira oferta pública de subscrição de obrigações, desde 2013, e contou com a parceria do PNUD, através da BLU-X, plataforma destinada ao desenvolvimento da economia azul sustentável.

Dans la même catégorie