MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

Primeiro-ministro considera de positivo o balanço de cinco meses de governação


  10 Octobre      93        Politique (25319),

 

Bissau,10 Out 18 (ANG) – O Primeiro-Ministro Aristides Gomes considerou de positivo os cinco meses da sua governação onde destacou entre outras realizações a melhoria de fornecimento da energia elétrica a capital Bissau, o reajuste salarial na Administração Pública e as reformas fiscais para a melhoria de arrecadação das receitas Públicas.

O chefe do Governo realçou ainda a questão das paralizações na Função Pública com especial atenção a greve dos professores em vigor que segundo Gomes acontece quase no final do seu mandato.

O Primeiro-ministro reafirma a determinação do Governo inclusivo em organizar eleições livres, justas e transparentes.

Segundo Gomes, a Guiné-Bissau é um exemplo na sub-região na organização das eleições, com um melhor sistema eleitoral, pelo que apela a classe política para acreditar no recenseamento para permitir o bom desenrolar do processo para o retorno à estabilidade governativa e paz.

« Queremos lançar um apelo aos partidos políticos para terem confiança no nosso sistema de recenseamento e no nosso sistema de eleições. Nós temos um dos melhores sistemas eleitorais da nossa região. Em todos os atos conducentes às eleições, quer dizer do recenseamento até à votação, todos os partidos políticos legalmente constituídos no nosso país têm a possibilidade de ter uma participação estruturada », afirmou Aristides Gomes.

Quando faltam onze dias para o fim do recenseamento eleitoral, o chefe do governo diz que o executivo continua a aguardar a chegada dos restantes 200 kits de recenseamento, prometidos pela Nigéria.

Para Aristides Gomes, os atrasos em relação a chegada dos kits tem a ver com a Comunidade Internacional.

O chefe do executivo volta a convidar os partidos políticos no sentido se apropriarem do processo e de contribuírem para o retorno à estabilidade política e, em caso de algumas dificuldades, podem recorrer aos fóruns de diálogo e de acompanhamento do processo no GTAPE, já criados e também aos tribunais, se for necessário.

Aristides Gomes foi chamado há cinco meses para dirigir um Governo inclusivo que integra entre vários, os dois principais partidos: o PAIGC e PRS com a principal missão de organizar as eleições legislativas a 18 novembro, pondo fim a crise política que grassa o país há três anos.

« Confrontado com falta de verbas, o país recorreu aos parceiros internacionais que prometeram ajudar, mas os apoios continuam a chegar à conta gota, dificultando o recenseamento eleitoral », remata Aristides Gomes na conferência de Imprensa realizada terça-feira.

O recenseamento eleitoral para as legislativas de 18 de Novembro está em curso. Segundo o diretor-geral do gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, Alain Sanca até domingo passado foram registados cerca de 100 mil eleitores.

Prevê-se para essas eleições o recenseamento de 900 mil eleitores.

Dans la même catégorie