MAP Le Maroc parmi les 10 premiers pays qui ont réussi le défi de la vaccination contre la Covid-19 (OMS) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Des affiches des candidats déchirées à Bocanda AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Adama Bictogo appelle à voter pour le candidat désigné par le RHDP à Aboisso sous-préfecture AIP Côte d’Ivoire-AIP/ 356 nouveaux cas de COVID-19 notifiés le 3 mars 2021 (Ministère) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Le préfet de Bocanda invite les candidats à œuvrer pour la paix pendant la campagne AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Au total 2 000 ménages vulnérables bénéficient de kits alimentaires et sanitaires à Abidjan AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Le candidat RHDP de Tagadi et Sorobango veut continuer de soutenir les actions de développement du Gouvernement AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Le candidat du PDCI compte défendre les intérêts de la population de Bonon APS MACKY SALL ANNONCE 8 MILLIONS DE DOSES POUR LA VACCINATION DE 4 MILLIONS DE PERSONNES APS LE PRÉSIDENT SALL PRÔNE LA FINALISATION DE LA STRATÉGIE NATIONALE DE PROTECTION CIVILE

Primeiro-ministro inaugura este sábado obra de reabilitação do ex. Campo de Concentração do Tarrafal


  22 Janvier      10        Société (29422),

   

Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inaugura este sábado, 23, as obras de reabilitação do ex. Campo de Concentração do Tarrafal, no interior da ilha de Santiago.
A informação foi confirmada hoje à Inforpress, pelo presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes.
A reabilitação do ex. Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, segundo o IPC, enquadra-se no quadro do IV eixo da reabilitação de património histórico, cultural e religioso, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA), levada a cabo pelo Governo da IX Legislatura, através do Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.
Este processo, orçado em cerca de 23 mil contos, foi liderado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural.
As obras de reabilitação do campo, iniciaram-se em Fevereiro de 2020, altura em que foi feita a reabilitação e substituição do telhado, a recuperação de revestimento da argamassa, das portas e dos elementos metálicos, das escrituras nas paredes, a consolidação do muro, a correcção de fissuras nas fachadas, a reconstrução das paredes e as pinturas.
O Campo de Concentração do Tarrafal foi classificado pelo Governo como Património Cultural Nacional (resolução nº 33/2006 de 14 de Agosto) e integra actualmente a lista indicativa de Cabo Verde na Unesco
No ano 2000 foi realizada a 1ª fase do projecto de implementação da musealização do Campo, que segundo o IPC, representa uma das linhas de actuação, de modo a perpetuar os valores históricos que o constituem.
A segunda fase foi inaugurada em Maio de 2009, passando o museu a apresentar mais dois espaços expositivos e a terceira fase foi inaugurada a 20 de Janeiro de 2016, onde se fez uma redefinição museológica e museográfica abarcando toda a parte externa e interna do Campo.
O Governo pretendia este ano apresentar, na Unesco, a candidatura do ex. Campo de Concentração do Tarrafal a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Entretanto, segundo dissera, em Dezembro, o ministro da Cultura e das indústrias Criativas, Abraão Vicente, este processo e outros projectos inscritos na lista indicativa da Unesco ficam suspensas, devido ao corte orçamental do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, para 2021.

Dans la même catégorie