MAP Hasna Ammar, une militante infatigable pour l’autonomisation des femmes rurales à Aoufous AIP Législative 2021: Démarrage du dépouillement des votes à San-Pedro AIP Législatives 2021 : Koné Kafana se réjouit du bon déroulement du scrutin à Yopougon AIP Législatives 2021: Les bureaux de vote d’Abobo ferment leurs portes AIP Législatives 2021: Des urnes brûlées à Gomon AIP Législatives 2021: Un scrutin relativement apaisé à Port-Bouët malgré quelques incidents AIP Législatives 2021 : scrutin paisible à l’intérieur du pays AIP Législatives 2021 : Angustin Thiam et prône le fairplay MAP Béni Mellal-Khénifra: Création de « clubs du dialogue et de la coexistence » dans plusieurs établissements d’enseignement AIP Législatives 2021: les bureaux de vote ont fermé à Dimbokro

Primeiro-ministro inaugura estrada reabilitada da Cidade Velha/Santa Marta


  11 Février      13        Politique (15723),

   

Cidade da Praia, 11 Fev. (Inforpress) – O primeiro-ministro considerou que a reabilitação da estrada Cidade Velha/Santa Marta, inaugurada quarta-feira, não só valoriza a urbe Património Mundial da Humanidade, como terá um impacto na economia do concelho, valorizando os empreendimentos turísticos e zonas agrícolas.
Ao presidir a cerimónia da inauguração desta infra-estrutura, que beneficiou dos trabalhos de pavimento em pedra basáltica, numa extensão de 1,2 quilómetros, alargamento da faixa de quatro para seis metros, muros, sinalização, e um miradouro, num investimento governamental avaliado em 52 mil contos, Ulisses Correia e Silva destacou o potencial turístico e a possibilidade de alargamento da urbanização.
Edificada no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), a obra, segundo o Chefe do Governo, vai contribuir para aumentar o valor que este concelho já tem, mas que precisa de ser transformado em mais economia, visando a possibilidade de criação de mais emprego, empreendedorismo e de aumento de rendimento para as famílias.
“A obra condiz com o estatuto do Património Mundial que é a Cidade Velha”, referiu Correia e Silva, explicando que não se podia fazer a asfaltagem dentro do perímetro pelo que “responde perfeitamente às necessidades e ao enquadramento” do estatuto da Cidade Velha junto da UNESCO.
Já a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, clarificou que o município da Ribeira Grande foi contemplado com intervenção em duas frentes, designadamente uma de asfalto, que vai de Santa Marta até Santana, numa extensão de 12 quilómetros, e a inaugurada hoje, que vai da Cidade Velha até Santa Marta, em dois contratos distintos.

A obra hoje inaugurada foi financiada pelo PRRA e baseia-se praticamente na requalificação, ao passo que a rodovia que liga Santa Marta a Santana, virada para o desencravamento das localidades produtivas, está sendo feita totalmente em asfaltagem, estando neste momento cumprido dois terços da sua totalidade. A conclusão desta obra está projectada para Maio próximo.

Já o presidente da Câmara Municipal da Cidade Velha classificou o momento como um marco importante para o processo da governação municipal, visando o desenvolvimento do concelho, pelo que prometeu o seu “vigoroso empenhamento e compromisso” em tudo fazer para o bem da população do berço da cabo-verdianidade.
Nelson Moreira disse que a obra inaugurada significa a colocação de mais uma pedra num grande edifício que constitui uma das prioridades do mandato da sua equipa camarária, pelo que felicitou o Governo por ter concretizado esta “reivindicação há muita acalentada”.
Exortou, entretanto, ao executivo uma discriminação positiva para o município, nos sectores como a cultura, história, economia real, turismo, pesca e pequena indústria, visando desenvolver o sector social.
A estrada reabilitada permitiu o aumento da comodidade e segurança, tanto para automobilistas como para peões, incluindo os muitos turistas que visitam a cidade-berço.

Dans la même catégorie