ANP Niger : Le HCDH fait don de 300 ouvrages aux Etudiants del’ESSCOM MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech

Projecto REFLOR–CV reúne parceiros com enfoque na melhoria da gestão florestal e aumento da resiliência


  14 Février      35        Environnement/Eaux/Forêts (6390),

 

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – Parceiros do projecto “Reforço da capacidade de adaptação e resiliência no setor florestal em Cabo Verde (REFLOR-CV)” estão reunidos, em São Domingos, com enfoque na melhoria na gestão florestal e aumento da resiliência para fazer face às mudanças climáticas.
Segundo a gestora do projecto, Luísa Morais, são dois dias de trabalho com maior enfoque e concentração no trabalho de construção de uma visão integrada para gestão florestal e aumento das resiliências às alterações climáticas.
“O projecto tem um enfoque muito grande na questão da construção da adaptação e resiliência às mudanças climáticas e o sector florestal e um sector muito importante para a construção dessa resiliência”, sustentou.
O encontro que tem lugar em Rui Vaz, no concelho de São Domingos, está inserido, de acordo com a mesma fonte, no quadro das actividades de reforço institucional inscritas no projeto REFLOR-CV.
Luísa Morais lembra que foram constituídos quatro grupos temáticos de trabalho: de planeamento, da monitorização, das salvaguardas e da governança e são transversais aos vários sectores da economia, com interesse numa abordagem do espaço florestal centrada no território.
“No final do dia queremos sair daqui com um esboço do mapa de actores, ou seja, os principais interessados nesse processo e queremos sair também com uma definição de um plano de trabalho para os próximos meses para cada desses grupos”, disse.
Durante a sessão haverá também momentos de formação, sendo uma em disgnóstico rural participativo e outra sobre instrumentos de seguimento, planeamento e monitorização.
REFLOR-CV é um projecto é do Ministério da Agricultura e Ambiente, financiado pela União Europeia e em execução pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O principal objectivo é o de aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.
Tem uma meta de alcançar, nos próximos três anos, cerca de 800 hectares (área correspondente a 800 campos de futebol) em termos de novas áreas arborizadas e plantadas e com espécies mais adaptadas para a construção da tão desejada resiliência.

Dans la même catégorie