ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

Projecto Resgate Final vai recuperar oito mil documentos relacionados à história de Cabo Verde


  6 Novembre      48        Photos (4436), Société (44859),

 

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – O conservador do Arquivo Nacional de Cabo Verde, José Maria Tavares, disse hoje que o projecto Resgate Final vai trabalhar na recuperação de oito mil documentos relacionados à historia do país, em cooperação com o Instituo Camões.
José Maria Tavares fez esta afirmação à imprensa, após a assinatura do protocolo de financiamento do projecto Resgate Final, feito com o Instituo Camões, acto que teve lugar na cidade da Praia.
Na ocasião o conservador da Arquivo Nacional explicou que os oito mil documentos se encontram no Arquivo Histórico Ultramarino e no Arquivo Nacional Torre Tombo, ambos em Portugal, relativamente ao século 17 e 19, que relatam grande parte da do país história enquanto povo.
Segundo disse, existem mais documentos que estão em outras instituições, e que futuramente será desenvolvido mais projectos que darão continuidade a este, para documentos cabo-verdianos que se encontram no exterior.
De acordo com José Maria Tavares, a primeira fase deste projecto aconteceu de 2012 a 2015, mas, ajuntou, é preciso fazer um diagnóstico daquilo que se tinha proposto do que foi feito, para traçar a segunda fase, que se propõe de dedetização e mais trabalhos por executar.
“É preciso identificar os documentos, organizá-los para fazer todo o processo de dedetização e transferência”, sublinhou.
O presidente do Instituto Camões, Luís Ramos avançou que o projecto basicamente recupera a memória através da digitalização daquilo que foi o caminho de Cabo Verde no tempo colonial.
Enalteceu a continuidade da parceria entre os dois países nesta área, considerando “fundamental”, sobretudo para jovens cabo-verdianos, pesquisadores, investigadores e estudantes perceberem o passado para melhor projectarem o futuro.
“É um projecto que vai durar três anos, que irá dar seus frutos à medida que for sendo desenvolvido”, sustentou.
O projecto “Resgate” permitirá concretizar o minucioso trabalho de inventariação, organização, digitalização e catalogação de um espólio documental histórico referente a Cabo Verde que se encontra patente no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) e, bem assim, no Arquivo Nacional Torre do Tombo de Portugal.
O apoio do Instituto Camões, que irá financiar 80 por cento do projecto, consubstancia-se ainda no reconhecimento incontestável do direito de acesso pleno às fontes de informação da história do arquipélago e sua memória colectiva.
HR/ZS

Dans la même catégorie