ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

Proparco apresenta fundo de financiamento do sector privado aos empresários cabo-verdianos


  24 Mai      30        Economie (20806),

 

Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) – O grupo de Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), designado Proparco, reuniu-se hoje, na Praia, com os empresários cabo-verdianos para apresentar o fundo de financiamento ao sector privado.

O encontro foi promovido pela Associação de Jovens Empresários Cabo-verdianos (AJEC) e pela Câmara de Comércio de Sotavento, no âmbito de uma missão que o grupo realiza, neste momento, em Cabo Verde para a prospecção dos projectos existentes.

Segundo a presidente da AJEC, Elisabete Gonçalves, Proparco é um fundo que já faz muitos investimentos em África, com um histórico de portfólio de dois bilhões de euros por ano de investimentos em projecto em África, e uma grande parte na África do Oeste.

A ideia, de acordo com Elisabete Gonçalves, é fazer com que os empresários cabo-verdianos possam também ter essa oportunidade de conseguir esses financiamentos.
De acordo como director regional, Pierre Maspoli, para ter acesso aos fundos as empresas têm de estar estruturadas, ter projectos viáveis e ser socialmente responsáveis, sobretudo, na parte operacional.

“Proparco dá muita importância ao impacto que cada projecto representa. Qualquer empresa de qualquer nacionalidade pode concorrer desde que esteja a operar em África e financiamos projectos de todas as áreas desde infra-estruturas, agronegócio, energia serviços como turismo, área financeira. Simplesmente os projectos têm de ser viáveis e ter o impacto social”, especificou.
O acesso ao fundo pode ser directamente com o Proparco no caso dos grandes projectos, cujo montante ultrapassa os 10 milhões, e via banca local no caso dos projectos pequenos, sendo que o limite mínimo é de até um milhão de euros, aproximadamente 110 mil contos.

Por isso mesmo tentam ao máximo uma aproximação à banca nacional. Pierre Maspoli adianta que apresenta uma garantia de 50% para a cobertura do risco, como forma de facilitar o acesso ao financiamento por parte dos empresários.

Contudo, adianta que a última palavra, isto é a taxa de juros e prazo, e a decisão de financiar ou não os projectos é dos bancos.
Para a presidente da AJEC, trata-se de uma “boa” solução, tendo em conta a pequenez do mercado cabo-verdiano e configuração do tecido empresarial em Cabo Verde.

Dans la même catégorie