APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Questão ambiental e melhoria das trilhas são algumas das preocupações da Associação dos Guias de Turismo de Santiago


Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) –  O presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santiago, Fredy Cardoso, disse esta quinta-feira à Inforpress que a questão ambiental e melhoria dos caminhos constitui uma das principais preocupações da classe e dos turistas que visitam o país.
Criada em 2016, a Associação dos Guias de Turismo de Santiago, segundo o seu presidente, vem trabalhando para dar uma maior visibilidade e valorização da classe junto do Estado e da sociedade.
Esta associação, disse, surgiu com a intenção de juntos e numa só voz conseguirem lutar pelos seus direitos e deveres, como ter a classe regulamentada, ter institucionalizado um dia nacional do guia de turismo e lutar pelas causas ambientais.
“No que toca as questões que mais nos preocupa é a questão ambiental, a poluição do ambiente, sobretudo o plástico porque por onde quer que vamos, aqui em Santiago, pelo menos, estamos sempre a deparar com lixos nos caminhos e nas aldeias”, apontou, ajuntado a questão da melhoria da qualidade técnica dos caminhos onde realizam as caminhadas.
Segundo disse, muitos desses caminhos são “escorregadios e perigosos” e põem em risco a vida dos turistas, dos guias e das próprias pessoas que vivem nessas zonas.
Fredy Cardoso espera conseguir, com o apoio das autoridades locais e centrais e a própria comunidade, resolver essas questões para uma maior dinâmica deste sector e para o desenvolvimento do país.
“Queremos ter este tipo de turismo para Santiago. Turismo de natureza, focando nas caminhadas, na visita às vilas e aldeias, as organizações não-governamentais e tentar fazer uma maior interacção entre o visitante e o local”, almejou.
Tendo zonas e vilas mais apetrechadas e higienizadas, Fredy Cardoso acredita que vão poder aumentar esse fluxo de turistas para visitar as zonas e comunidades, “com o privilégio de apreciarem o que de mais belo há na ilha de Santiago e em Cabo Verde, que é a natureza”.
AM/CP

Dans la même catégorie