MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Recenseamento eleitoral/GTAPE regista em sete dias 103.542 eleitores


  19 Décembre      61        Politique (25313),

 

Bissau,19 Dez 22(ANG) – O Diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE), revelou que foram recenseados 103.542 eleitores em sete dias(10 à 17) e que prevê-se o registo de 844.087 eleitores em todo o território nacional.

Gabriel Gibril Baldé falava no domingo, em conferência de imprensa sobre o balanço dos sete dias de recenseamento eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 04 de Junho de 2023.
Segundo os dados anunciados pelo diretor-geral do GTAPE, na região de Tombali foram recenseados 9.357 numa estimativa de 52.679 eleitores, em Quinara 6.920 contra a previsão de 33.377, na região de Oio, 13.445 numa previsão de 121. 463 eleitores.

Informou ainda que na Região de Biombo foram recenseados 2.147 eleitores contra a previsão de registo de 53. 445 eleitores, em Bolama Bijagós 4.099 eleitores na previsão 19. 207, em Bafatá foram recenseados 8.797 numa estimativa de 108.580, em Gabu 15.283 numa previsão de 109.597, Cacheu 16.628 contra 110.017 previstos e no Sector Autónimo de Bissau 26.866 numa previsão de 235.722, totalizando 103.542 eleitores.

Gabriel Gibril Baldé sublinhou que são dados muito encorajadores tendo em conta as dificuldades, de vária ordem, deparadas no arranque do processo.

O diretor-geral do GTAPE apontou dificuldades de manejo, pelos brigadistas, dos computadores, bem como o comportamento das máquinas e diz haver fraco desempenho das comissões setoriais instaladas ao nível nacional

“São aspectos que vamos melhorar na próxima fase do processo”, garantiu.

O ministro de Administração Territorial e Poder Local que presenciou o acto, salientou que, pelos dados anunciados, está convicto de que o processo está no bom caminho.

Fernando Gomes disse ser normal haver dificuldades e fraca participação popular na primeira semana de recenseamento.

“Apesar de todos esses problemas, conseguimos recensear 103.542 eleitores num período de uma semana e se pegamos nesse número e multiplicar por oito semanas dá uma previsão de mais de 844 mil que é mais ou menos o número de eleitores que se prevê para as eleições legislativas”, disse.

O governante afirmou que não há razões para alarme tendo em conta que o processo está no bom caminho, e parabenizou a equipa do GTAPE pelos trabalhos que estão a fazer com apoios de outras instituições.

O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló anunciou na passada sexta-feira, o 04 de Junho de 2023 como nova data para a realização das eleições legislativas antecipadas, inicialmente previstas para 18 de Dezembro em curso.

Dans la même catégorie