AIP Six morts dans un éboulement sur un site d’orpaillage près de Loho à Niakara AIP Psgouv 2020: plus de 200 pompes à motricité humaine réparées ou remplacées dans le N’zi AIP Le maire de Samatiguila reconnaissant à sa population pour la victoire de Ouattara MAP Nigeria : Au moins 110 civils tués dans une attaque terroriste MAP Football : Décès de l’ancien international sénégalais Bouba Diop à l’âge de 42 ans APS FOOTBALL : LA GAMBIE REMPORTE LE TOURNOI DE LA ZONE OUEST A DE L’UFOA APS DES ÉLÈVES DE SAINT-LOUIS SENSIBILISÉS SUR LES VIOLENCES BASÉES SUR LE GENRE ANP Maradi : le Chef de l’Etat lance les travaux d’aménagement et de bitumage de la route Mayahi-Tessaoua-frontière du Nigéria GNA NCCE urges political activists to eschew violence ahead of elections GNA CSOs urged to build stronger partnership to champion agro-ecology

Reconhecimento/CEMGFA homenageia Adido de Defesa do Senegal com certificado de mérito


  11 Novembre      2        Securité (1715),

   

Bissau, 11 nov 20 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´tan homenageou o Adido de Defesa do Senegal no país, o Coronel Mama Samba Dieye com certificado de mérito e tradicional pano de pente.
Após a cerimónia realizada esta quarta-feira nas instalações de Estado-maior General das Forças Armadas, Na N’tan afirmou que o Coronel Dieye sempre mostrou a sua capacidade de aproximar as duas Forças Armadas, nomeadamente da Guiné-Bissau e do Senegal para fortalecer suas relações.

Sustentou que sempre demonstrou a sua disponibilidade de diálogo entre as Forças Armadas dos dois países, frisando que os referidos símbolos devem servir como recordação da Pátria de Amílcar Lopes Cabral.

Por sua vez, o condecorado, Mama Samba Dieye disse que durante os quatro anos da sua missão, hoje sentiu-se que faz parte do corpo das Forças Armadas guineenses.

“Hoje sinto um contentamento ao mesmo tempo uma dor no meu coração. Vou regressar ao Senegal para reforma, por isso, tudo o que eu fiz na carreira militar nas Forças Armadas do Senegal até chegar a última etapa sempre desejei trabalhar num país irmão como a Guiné-Bissau. Vou com grande orgulho para o Senegal”, frisou.

Samba Dieye acrescentou que os acordos de cooperação entre os dois países são de longa data, e que os passos traçados para que esses acordos sejam implementados dependeram da vontade política das autoridades dos dois países que conseguiram dar um passo significativo durante todo esse tempo.

Segundo Dieye, pode-se notar o sucesso dessa cooperação na formação dos quadros, apoios logísticos e outros acordos que hoje estão em andamento.

O adido militar senegalês afirmou que as autoridades do seu país está convicto de que as Forças Armadas da Guiné-Bissau têm uma liderança que quer progresso porque mostrou a sua disponibilidade organizacional no sentido de fazer a Guiné-Bissau dispor de Forças Armadas Republicana bem organizadas.

“Por isso, as autoridades da sub-região entenderam que é preciso acompanhar o CEMGFA Biaguê Na N’tan para poder atingir o seu objetivo traçado em benefício da Guiné-Bissau .

Mama Samba Dieye garantiu que vai continuar a ser o embaixador dos seus colegas de armas guineenses no Senegal.

Dans la même catégorie