MAP Rabat : coup d’envoi de la 33ème session de la Conférence régionale de la FAO pour l’Afrique MAP L’Angola s’engage à concilier la croissance économique et la protection de l’environnement APS SENEGAL-GOUVERNEMENT-JUSTICE / Le président Faye appelle à finaliser le projet de loi sur la protection des lanceurs d’alerte APS SENEGAL-GOUVERNEMENT / Un rapport sera dressé pour chaque passation de service, annonce Bassirou Diomaye Faye – Agence de presse sénégalaise – APS MAP Ouverture à Oujda du 4ème Salon maghrébin du livre « Lettres du Maghreb » MAP Rabat : Ouverture de la Conférence ministérielle régionale de l’Afrique du Nord sous le thème « Panafricanisme et Migration » APS SENEGAL-POLITIQUE-GOUVERNEMENT / Bassirou Diomaye Faye préconise un conseil interministériel sur le secteur hydraulique – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-GOUVERNEMENT-RELIGION / Le président Faye annonce la création d’une direction des Affaires religieuses et de l’Insertion des diplômés de l’enseignement arabe APS SENEGAL-UNIVERSITES-ENTREPRENEURIAT / USSEIN : cinq projets d’étudiants entrepreneurs financés à hauteur de 20 millions de francs CFA APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE-REACTION / Le président Faye en Mauritanie : un “indice spécial” des relations séculaires entre Dakar et Nouakchott (ministre

Relatório destaca que quase 420 milhões de hectares de florestas foram perdidos para outros fins


  25 Mai      92        Environnement/Eaux/Forêts (6445),

 

Cidade da Praia, 25 Mai (Inforpress) – O relatório sobre o Estado das Florestas do Mundo 2020 destacou que quase 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos, desde 1990, e que a taxa de desmatamento diminuiu nas últimas três décadas.

O documento, lançado por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Biológica, assinalado no passado dia 22 de Maio, foi produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo uma nota de imprensa, esta última edição do relatório destaca que é preciso agir “urgentemente” para salvaguardar a biodiversidade das florestas diante dos “altos níveis de desmatamento e degradação”.

O mesmo documento destacou que quase 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos como resultado da sua conversão para outros fins, desde 1990, e que a taxa de desmatamento diminuiu nas últimas três décadas.

“É essencial proteger as florestas já que elas abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre. O relatório mostra que as florestas comportam 60.000 espécies de árvores diferentes, 80 por cento (%) das espécies de anfíbios, 75% das espécies de aves e 68% das espécies de mamíferos”, lê-se no documento.

O relatório da FAO revelou ainda que, apesar da desaceleração do desmatamento na última década, quase 10 milhões de hectares são perdidos, a cada ano, devido à sua conversão para fins agrícolas ou outros.

Para o director-geral da FAO e a directora-executiva do PNUE, Qu Dongyu e Inger Andersen, respectivamente, que escreveram o prefácio do relatório, o desmatamento e a degradação florestal continuam a um “ritmo alarmante, o que contribui significativamente para a perda da biodiversidade”.

Ambos reiteraram os seus compromissos para melhorar a cooperação mundial com o objectivo de “restaurar os ecossistemas degradados e danificados, combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade”.

No quesito “empregos e meios de subsistência”, o relatório destacou que milhões de pessoas em todo o mundo dependem das florestas para a sua segurança alimentar e meios de existência.

Informou ainda que as florestas proporcionam mais de 86 milhões de empregos ecológicos, e que mais de 90% das pessoas, que vivem em pobreza extrema, dependem de florestas para produtos silvestres, lenha ou parte dos seus meios de existência.

Para a elaboração deste relatório, a FAO contou com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE) e com a contribuição técnica do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação da Natureza do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE-WCMC).

AM/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie