APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Representante da OMS alerta país para mudanças no sector da saúde


  14 Novembre      52        Santé (15362),

 

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A representante do Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde chamou hoje a atenção do país para uma mudança no sector da saúde, para que ninguém fique para trás.

O alerta é de Carolina Leite, representante da OMS no fórum, em declarações à imprensa, à margem do ateliê de restituição da avaliação da qualidade dos cuidados obstétricos, neonatais e infantis em Cabo Verde, que teve lugar na cidade da Praia.

“O próprio objectivo três do Desenvolvimento Sustentável chama essa atenção à Era da Mudança. Se observamos bem, vimos que os indicadores da saúde chegaram a um determinado momento que ficaram tipo estagnados”, disse, sublinhado, por outro lado, a necessidade de se investir nas infra-estruturas e recursos humanos.

Para se ter a mudança que se quer dentro do Objectivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que a própria OMS preconiza cobertura universal da saúde, sustentou, é preciso haver uma cobertura “com qualidade”.

Cabo Verde, segundo Carolina Leite, tem “apostado muito” na atenção às mulheres e crianças, “tendo estado bem”, mas, afirmou, é preciso admitir que “desafios não faltam”.

Para a representante da UNFAP e UNICEF, Paula Maximiniano, com os resultados apresentados o país vai poder identificar onde está, que ganhos obteve, o que ainda falta fazer e onde estão as fragilidades.

“Estamos convictos que quando analisarmos os resultados preliminares, vamos poder identificar as intervenções estratégicas e mais focalizadas que poderão contribuir para a redução das disparidades que existem ainda nas ilhas, concelhos e estruturas de saúde para podermos não deixar ninguém para trás”, sustentou.

Enquanto representante de dois escritórios da ONU no país, Paula Maximiniano reiterou o interesse e disponibilidade dos serviços em continuar a colaborar com o Ministério da Saúde nos esforços para a consecução dos objectivos nacionais e sustentáveis.

Dans la même catégorie