AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Representantes dos candidatos lamentam falta de condições financeiras para acompanhamento do processo eleitoral


  18 Novembre      22        Photos (4436), Politique (25166),

 

Bissau – Os representantes dos candidatos para as eleições presidenciais de 24 do corrente mês para região de Oio lamentaram este fim-de-semana a falta de condições financeiras para o acompanhamento do processo eleitoral.

A referida situação foi revelada pelo porta-voz dos referidos representantes Edmerson António da Silva em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG).
“Já estão sete representantes dos partidos políticos na região de Oio e faltam cinco, se calhar poderão estar cá até amanhã. O certo é que não temos  dinheiro para manter o nosso sustento aqui, porque não recebemos nada por parte da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que anteriormente dava um subsídio de 250 mil fcfa mensal para cada representante”, informou.
Acrescentou que o Presidente de Comissão Regional de Eleição da região de Oio informou que a CNE não vai poder dar o subsídio habitual por motivo de falta de financiamento para o efeito.
“Estamos aqui por enquanto, mas não sabemos até quando vamos suportar porque não temos dinheiro para alimentação e muito menos para alugar um sítio para residir, e é óbvio que não poderemos continuar desse jeito”, lamentou o porta-voz.
Questionado se os seus partidos não lhes deram  dinheiro para as suas despesas diárias, respondeu que a CNE é que habitualmente dava o subsídio para os representantes dos partidos políticos.
Por sua vez, contactado pela ANG, o Presidente de Comissão Regional da Região de Oio Amadú Dabó confirmou que a CNE não distribuiu  subsídio aos representantes dos candidatos por  não ter  financiamento para tal.
Sublinhou que, se no caso vierem a ter um financiamento para custear as despesas dos referidos representantes, farão isso com todo o prazer.
“A comunidade internacional incluía sempre nos seus orçamentos o subsídio para representantes dos candidatos, só que infelizmente nestas eleições presidenciais isso não aconteceu. A Comunidade Internacional deixou claro que cada candidato passará a suportar os custos da pessoa que lhe representa”, explicou.
Dabó apela  aos candidatos no sentido de colaborarem para que o processo possa ser um sucesso e explicou que infelizmente a CNE, até aquele momento, não estava  em condições de dar subsídios aos representantes dos candidatos.

Dans la même catégorie