MAP Gabon : Ali Bongo exige du gouvernement des résultats concrets pour un développement vigoureux AIP Au moins cinq priorités à relever par la Côte d’Ivoire dans l’atteinte des ODD dans les cinq prochaines années AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Tournoi UFOA B: Le Ministre Danho exprime la reconnaissance de l’Etat aux Eléphanteaux AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Les postes téléviseurs désormais supprimés dans les établissements sanitaires AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Un projet de promotion des droits de la femme lancé mercredi à Abidjan AIP Côte d’Ivoire -AIP/Le Cénacle des journalistes séniors présenté au ministre de la Communication et des Médias GNA President Akufo-Addo names Jubilee House officials ANP Le Gouvernement de la Turquie « profondément attristé » par la mort de 4 soldats nigériens dans la région de Diffa MAP ICESCO: Conférence internationale mercredi sur les technologies intelligentes et la résilience pour une agriculture durable en Afrique GNA Let’s stop the blame game and support the President

Resultados das autárquicas apontam para melhoria no equilíbrio dos géneros nos órgãos colegiais – CNE


  9 Décembre      12        Education (4112),

   

Cidade da Praia, 09Dez (Inforpress) – Os resultados das eleições autárquicas de 25 de Outubro apontam para uma melhoria no equilíbrio de géneros nos órgãos colegiais no poder local em Cabo Verde, revelou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, os dados apresentados apontam para um aumento de candidatos femininos nas listas na ordem dos 14 por cento (%) e aumento das mulheres eleitas na ordem de 14%.
No total integraram as listas concorrentes 2.612 cidadãos eleitores como efectivos e suplentes para a câmara e assembleia municipais, dos quais 1.423 eram do sexo masculino e 1.189 do sexo feminino.
A nível da câmara municipal foram eleitos 138 vereadores incluindo os presidentes, dos quais 82 do sexo masculino, representando 59,42%, e 56 do sexo feminino, representando 40,58%.
A nível dos presidentes das câmaras nenhuma mulher foi candidata e consequentemente não houve eleição de mulher presidente de câmara, mas em relação à presidência das assembleias municipais a maioria são mulheres.
Os dados da CNE apontam que houve a eleição de 342 eleitos municipais, dos quais 198 são do sexto masculino, equivalente a 57,89%, e 144 do sexo feminino, correspondente a 42,11$% dos eleitos.
“Regista-se uma melhoria no equilíbrio dos géneros nos órgãos colegiais no poder local de Cabo Verde, traduzido no aumento de candidatos feminino na lista na ordem de 14% e aumento de mulheres eleitas na ordem de 15%”, especificou Maria do Rosário Gonçalves
As autárquicas de 25 de Outubro foram as primeiras realizadas depois da aprovação pelo parlamento da lei da paridade, que impõe a obrigatoriedade das listas terem o mínimo de 40% de um dos sexos (40/60).
Segundo a presidente da CNE, ficou registado “o passo gigantesco” no objectivo do milénio da igualdade de género na participação política, inclusão e acessibilidade das eleições.
“Caminhados para as eleições legislativas de 2021, não como derrotados, mas sim reforçados e com confiança”, afirmou a presidente da CNE.
No total de 16 listas, sendo quatro propostas por partidos políticos e 12 independentes, conforme os dados da CNE, oito das listas respeitaram o limiar da paridade 60/40 para a câmaras e assembleia municipais, e oito listas não respeitaram num ou outro órgão.
No total concorreram às eleições autárquicas de 25 de Outubro 65 candidaturas, nos 22 municípios do País
A nível nacional estavam inscritos 336.642 eleitores dos quais 196.732 exerceram o seu direito de voto, correspondente a 61% dos inscritos. A abstenção ficou nos 39%.
Os resultados definitivos indicaram que o Movimento para a Democracia (MpD) venceu em 14 das 22 câmaras municipais, designadamente Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, em Santo Antão, São Vicente Ribeira Brava e Tarrafal em São Nicolau, no Sal, Maio, Santa Catarina do Fogo, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina e São Miguel.
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ganhou em oito das 22 câmaras municipais, designadamente Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Cruz e Tarrafal na ilha de Santiago, São Filipe e Mosteiros na ilha do Fogo e Boa Vista.

Dans la même catégorie