MAP L’Angola envisage de porter à 72 % la part des énergies renouvelables d’ici 2050 (ministre) ANG Comércio/Governo fixa em 21.500 francos CFA um saco de arroz tipo “nhelém” 100% partido ANP FSSP : Les retraités de la SONITEL et Niger Télécom contribuent pour 200.000f au fonds ANG Ambiente/”Guiné-Bissau aposta na protecção dos mares”, afirma ministro do Ambiente, Biodiversidade e Acção Climática ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan

Retrato de uma criança que presta serviço aos vizinhos para poder ter o que comer


Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) – Nando Lopes, nome fictício, é uma criança de 11 anos que passa a maior parte do seu tempo apanhando água e a ajudar os vizinhos para poder ter uma refeição diária e apoiar o pai e o irmão mais pequeno.
A história deste menino, que foi deixada pela mãe desde tenra idade, assim como o irmão, com o pai que passa a maior parte do tempo na rua, pois, é lavador de carro, é mais um retrato de uma família cabo-verdiana que passa despercebida pelas autoridades nacionais.
Em conversa com Inforpress, no âmbito da celebração do Dia Intencional contra o Trabalho Infantil, que se assinala hoje dia 12 de Junho, este ano sobre o lema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, Nando Lopes conta o seu dia-a-dia e afirma que sonhar não é um direito para ele.
“A minha mãe deixou-me e o meu irmão bem pequenos. E como o meu pai vai lavar carros, às vezes traz comida e outras não. Ficamos aqui na vizinhança a ajudar para que nos dêem de comer”, contou.
No trabalho que costuma fazer aos vizinhos, Nando apontou o de ir buscar água nos baiões de cinco litros, fazer compras na loja e até lavar chão.
Justifica ainda que se não fosse isso, ele e o irmão passavam fome muitas das vezes.
“Quando não temos o que comer, vou à casa da vizinha com um prato pedir comida ou pão para comermos, pois, o meu pai às vezes chega à casa depois das 10 da noite”.
Com esta prática, Nando Lopes, mesmo a frequentar o Ensino Básico, diz passar mais tempo na rua do que em casa ou na escola.
O pai, segundo relatou, é presente, mais não pode fazer mais porque não trabalha. Lavar carro, de acordo com o menino, nem sempre dá.
Na rua onde mora é conhecido como o menino “homem”, pois o seu jeito é rebelde e já o facto de passar a maior parte do tempo na rua e a mando dos outros, lhe tem afastado da escola, do convívio familiar, sendo que na maioria das vezes a consequência desta forma de viver pode torná-lo numa criança vulnerável e candidato a muitos problemas.
PC/JMV

Dans la même catégorie