GNA One dead, three injured in Volta Region secessionist disturbance AIP Visite d’Etat dans la Marahoué : Plaidoyer pour un appui technique et financier aux femmes du vivrier de Zuénoula AIP Alassane Ouattara invite les jeunes au travail pour consolider la paix AIP Identification: Le DG de l’ONECI à Bouaké pour s’enquérir de la situation de l’opération sur le terrain AIP Le secrétaire d’État chargé du service civique vante les mérites de son département AIP Des blogueuses se forment à la prévention des discours de haine sur les réseaux sociaux AIP La coordination RHDP du Kabadougou lance sa précampagne AIP Deux comités de veille et de prévention des conflits installés à Bondoukou APS DES JEUNES PÉPITES DE LA CAN U17 COMMENCENT À QUITTER LEUR NID APS BAISSE DE PLUS DE 50 % DES NOUVEAUX CAS DE COVID DANS AU MOINS 6 PAYS AFRICAINS

Ribeira Grande de Santiago: Barragem de Salineiro já alberga cerca de 12 metros de água


  15 Septembre      5        Environnement/Eaux/Forêts (2099),

   

Cidade Velha, 15 Set (Inforpress) – A barragem de Salineiro, no município de Ribeira Grande de Santiago, já alberga cerca de 12 metros de água (em termos de altura), após as fortes chuvas ocorridas no último fim de semana.

Em conversa com Inforpress, a técnica do Ministério da Agricultura e Ambiente, Lizita Monteiro, avançou que, até a última sexta-feira, a infraestrutura, inaugurada em 2013, continha seis metros água, em termos de altura, o que demonstra que recebeu uma grande quantidade de água.

Em termos de quantidade em metros cúbicos, disse que não sabe precisar, adiantando que nos próximos dias vão fazer um trabalho de prospecção “mais a fundo”, para determinar a quantidade de água.

No entanto, em conversa com alguns agricultores, residentes a montante e a jusante da barragem, a Inforpress constatou que a satisfação é grande dado que pela primeira vez a infraestrutura tem uma grande quantidade água.

Em conversa com a Inforpress, o agricultor Onildo Costa enalteceu o facto da barragem receber água de tal envergadura, reafirmando que os agricultores e a toda população do município podem conseguir meios de “sobreviver”, através dos trabalhos que a infra-estrutura pode gerar.

Por sua vez, Maria Lopes, também agricultora e funcionária do Ministério da Agricultura, disse que esperam a intervenção do Governo, através de canais de irrigação “gota a gota”, por forma a aproveitarem a água de melhor maneira possível e conseguir algum sustento para as famílias.

Situada na Ribeira Grande de Santiago a cerca de dois quilómetros a montante da localidade de Salineiro, a barragem tem uma capacidade de armazenamento de 701 mil metros cúbicos de água e vai irrigar cerca de 58 hectares de terra nas zonas de Salineiro e a norte de Calabaceira.

Esta barragem, orçada em mais de 500 milhões de escudos, tem 26 metros de altura e 168 do coroamento – que vai servir de passagem na via pedonal para a Cidade Nova – e ainda uma rede de adução de mais de 500 metros que vai regar essas localidades.

A barragem de Salineiro tem uma galeria interna que permite, sempre que necessário, fazer os arranjos no seu interior.

Dispõe também de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (limpeza) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.

A largura do coroamento é de oito metros de forma a permitir o trânsito de viaturas nos dois sentidos da nova via a ser brevemente construída ligando as povoações de Calabaceira a de Salineiro.

Dans la même catégorie