APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises

Safende: Conselho de Governação Comunitário aponta segurança comunitária como “desafio urgente”


  9 Novembre      22        Politique (25158),

 

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – As forças vivas internas e externas do bairro de Safende, presentes na primeira reunião do seu Conselho de Governação Comunitária (CGM), apontaram a segurança comunitária como “um desafio prioritário” e de “carácter urgente”.
Em declarações à Inforpress este domingo após o término do CGM, Ivan Moreira considerou a reunião de “positiva” pela participação e contributo de todos os participantes.
“Devido aos últimos acontecimentos em Safende, o CGM, que vai organizar a forma de funcionar, começa a criar pequenas acções para trabalhar a segurança na comunidade”, concretizou.
Neste momento, segundo disse, o Conselho de Governação de Safende está a lançar sementes para poder, a médio e longo prazo, promover ideias e trabalhos no sentido de influenciar políticas públicas e conseguir recursos para melhor ajudar os residentes.
Conforme Ivan Moreira ficou ainda assente um encontro, na próxima semana, com o comandante da Esquadra da Fazenda da Polícia Nacional, que também participou no CGS, para delinear “acções rápidas” a nível de segurança no bairro.
“Nesta primeira reunião não trabalhamos e nem designamos nenhuma estrutura de coordenação do Conselho, pois o nosso objectivo foi sempre trabalhar uma liderança horizontal ou partilhada, mas pretendemos fazer isso no futuro”, explicou, sublinhando que o primeiro encontro foi para dar a conhecer o órgão e apelar a união do bairro.
Ainda segundo Ivan Moreira é momento de se dar “um basta” a situação que vem sendo vivida na comunidade para se trabalhar “de forma mais acelerada o processo de segurança”.
Para isso, disse esperar contar com a participação de todos que constituem a comunidade de Safende.
Participaram no conselho 22 forças vivas, sendo 11 da comunidade de Safende e 11 de instituições que interagem com o bairro, mas que estão fora deste.
A próxima reunião do CGM de Safende foi marcada para o dia 13 de Dezembro.

Dans la même catégorie