Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao

Sal: “Ninguém fica sem estudar por não ter possibilidades financeiras” – presidente da câmara


  27 Janvier      68        Finance (1502),

 

Espargos, 27 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, garantiu que, a nível de formação, “ninguém na ilha fica sem estudar por não ter possibilidades financeiras”, porque a câmara “vai apoiar”.
Júlio Lopes fez essas declarações no acto de abertura de uma formação na área de cuidados a idosos e pessoas portadoras de deficiência, iniciativa do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e testemunhada pela presidente do instituto, Rosana Almeida.
A acção, dirigida a 18 mulheres na ilha do Sal, visa garantir “um emprego digno e empoderamento económico” das mesmas, através da montagem de lares para acolhimento de idosos e deficientes, ou atendimento a domicílio, cujo projecto, de âmbito nacional, é financiado pela Cooperação Espanhola.
“Aqui no Sal temos um lema, ninguém fica sem estudar por não ter possibilidades financeiras. Quem quer fazer o 12º ano, faz, quem quer fazer o ensino superior aqui no Sal, também faz (…) estamos aqui para apoiar”, assegurou Júlio Lopes, advertindo que neste quesito a juventude “não poderá desculpar-se”.
Insistindo que a juventude “não poderá justificar o não estudar” ou “o deixar os estudos por falta de dinheiro”, já que a câmara está “aberta e disponível” a apoiar, o autarca clarificou, entretanto, que “quem quer ir estudar no Japão ou nos Estados Unidos da América (…) isso é outro problema, são contas de outro rosário”.
“Aí a câmara não tem que apoiar, mas ninguém, aqui na ilha, diz que não estudou porque a câmara não apoiou. A maior parte das pessoas que estão a ser beneficiadas nesse programa de apoio à formação, a todos os níveis, são mulheres”, salientou, exteriorizando que a câmara tem feito um “esforço enorme, apesar das dificuldades”, para “triplicar o apoio financeiro” àqueles que estão a estudar.
Considerando a importância da formação a todos os níveis, desde o pré-escolar ao ensino superior, Júlio Lopes acentuou, ainda, que a câmara que dirige “triplicou”, também, a oferta no pré-escolar, investindo em “vários jardins infantis e outras infra-estruturas de acolhimento de crianças”.
“Nesta câmara municipal temos sido consequentes (…), no quadro da nossa visão traçamos claramente qual é a nossa prioridade, e as acções implementadas e a implementar vão nesse sentido, pois a nossa visão são as pessoas, as famílias e as comunidades”, reiterou o autarca.

Dans la même catégorie