MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Sal: Primeiro-ministro diz que retoma económica e nova dinâmica são fruto de medidas sanitárias e de combate a covid-19


  16 Septembre      36        Economie (20809),

 

Espargos, 16 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro destacou quinta-feira, no Sal, o impacto da implementação das medidas sanitárias e de combate a covid-19 que permitiu a retoma económica e uma nova dinâmica à ilha turística.
Ulisses Correia e Silva fez essas considerações na sessão solene em celebração ao Dia do Município, assinalado, quinta-feira, a que presidiu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Medidas de segurança sanitária e de combate a covid-19, medidas de protecção às empresas, emprego, rendimento e famílias, permitiram evitar o colapso do sistema e de saúde”, frisou o chefe do executivo, aludindo que medidas de recuperação da economia “fortemente” atingida pela crise da pandemia da covid-19 tiveram que ser também reforçadas.
“Para mitigar os efeitos da inflacção no rendimento das pessoas e no desempenho das empresas. As medidas de segurança sanitárias e de protecção das empresas permitiram a retoma do turismo. Hotéis reabriram, trabalhadores voltaram, turistas têm aumentado, com impacto sobre várias outras actividades: restauração, agricultura, pescas, comércio, animação musical, actividade aeroportuária”, enfatizou.
Sublinhando, por outro lado, que “existe procura externa e confiança” de investidores no País, que o Sal é um destino turístico de referência a nível mundial, Correia e Silva assegurou que vão acontecer “coisas boas” na ilha.
Dessas “coisas boas” destacou a concessão dos aeroportos celebrada com a VINCI, prognosticando, com isso, “maior fluxo de aeronaves e passageiros, investimentos na gestão aeroportuária, maior rendimento comercial do aeroporto e maior promoção”, entre outros benefícios.
A requalificação do Pontão e a área envolvente, a expansão, reabilitação e iluminação da estrada Palmeira/Espargos/Santa Maria, construção de instalações terrestres de gare marítima no Porto da Palmeira, que vai melhorar a qualidade dos serviços de transportes marítimos e sua conexão com o turismo, a iniciativa turismo verde e sustentável, são outros projectos com vista a impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento da ilha.
Quanto à iniciativa turismo verde e sustentável, explicou que irá ser implementada para celebrar com os hotéis um programa do reforço do uso de energias renováveis, viaturas eléctricas, dessalinização da água com recurso a energias renováveis, reutilização de águas residuais e reciclagem de lixo, zero plástico nos consumíveis.
Isto porque, conforme sublinhou, o impacto na imagem e promoção da ilha do Sal como um destino amigo do ambiente “será benéfico” para todos.
Enunciando vários outros investimentos, nas mais diferentes áreas e sectores, desde orla marítima, requalificação urbana, saúde, segurança e educação, Ulisses Correia e Silva disse que apesar das crises o Governo tem investido.
“E vamos continuar a investir para desenvolver a economia do Sal, criar mais oportunidades de emprego, eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta”, concretizou, destacando as parcerias na requalificação urbana, ambiental e outras.

Dans la même catégorie