Assomada, 09 Fev (Inforpress) – O ministro da Família e Inclusão Social anunciou que o Governo vai aumentar de 393 para 2.094 o número de famílias beneficiárias do Rendimento Social e Inclusão (RSI) em Santa Catarina, no interior de Santiago.
Fernando Elísio Freire fez este anúncio em declarações à imprensa, no final da sua visita realizada na manhã desta segunda-feira, para constatar ‘in loco’ alguns programas do Governo na área social no município de Santa Catarina.
Segundo o governante, este aumento demonstra o “esforço e a vontade” do executivo em querer estar próximo e tentar ajudar as pessoas a ultrapassarem este momento difícil, referindo-se à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19).
Ainda na área social, Fernando Elísio Freire anunciou o alargamento do número de cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência de nove para 20, ainda no decurso deste ano.
“Tudo isso, é para permitirmos que as pessoas tenham acesso ao rendimento, à educação e saúde. E, é neste quadro que queremos também aumentar as nossas acções de políticas de acção social no município de Santa Catarina”, concretizou.
Por sua vez, a presidente da câmara, Jassira Monteiro, mostrou-se satisfeito com a visita do titular da pasta da Família e Inclusão Social, acrescentando que a mesma veio mostrar como é que o município que dirige deve trabalhar a partir de agora a área social.
“Temos estado a corresponder as demandas das famílias que ficaram desprotegidas com esta pandemia, e é claro que provavelmente não se chegou a toda a camada, a todas as localidades e famílias”, revelou a autarca.
Nesse sentido, aconselhou as famílias a procurarem os serviços sociais da edilidade para que possam ser “empoderadas” e para que não fiquem sem um rendimento.
Além do encontro com a novel presidente, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Fernando Elísio Freire visitou os dois projectos sociais da autarquia santa-catarinense – Casa da Sopa e Loja Social -, o Centro de Apoio Integrado (CAI), Creche e Jardim Infantil de Nhagar, o futuro Centro de Dia para Crianças e Adolescentes (ICCA) e o futuro Centro de Acolhimento e Integração Social, no Portãozinho.
O governante reuniu-se ainda com as beneficiárias do RSI, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.