MAP Le roman « Makila » d’Elvis Ntambua, un récit édifiant sur le calvaire des enfants-soldats MAP Niger: cinq soldats blessés dans une embuscade des éléments de Boko Haram AGP Guinée : LA JUSTICE MET EN GARDE LES EXPLOITANTS MINIERS CONTRE LA DESTRUCTION DE L’ENVIRONNEMENT AGP Guinée : Bientôt la reconstruction de la cité de solidarité pour améliorer le cadre de vie des pensionnaires AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE ANG Política/Coordenador do Madem G-15 responsabiliza Governo de Iniciativa Presidencial pelo aumento do preço de arroz no mercado nacional ANG Caso Djaal/ Presidente do Movimento da Sociedade Civil pede celeridade dos tribunais na realização de justiça AGP GUINÉE : LES MEMBRES DU CECOJE DE RATOMA REÇUS PAR LE PRÉSIDENT DU CNT AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE AIP La Sierra Leone réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale du Maroc (Communiqué conjoint)

Santa Catarina: Projecto agrícola de Ribeirão Areia vai fomentar uma nova classe de agricultores – promotores


  19 Août      22        Agriculture (4141),

 

Assomada, 19 Ago (Inforpress) – O Campo de Demonstração e Apoio à Formação Agrícola, implementado no âmbito do projecto “semear, colher e vender”, inaugurado hoje em Ribeirão Areia, Santa Catarina, vai fomentar uma nova classe de agricultores e dinamizar o sector agrário.
A afirmação é do presidente da Associação Comercial Agrícola Industrial e de Serviços de Santiago (Acaisa), Felisberto Veiga, que falava hoje durante a sua intervenção na inauguração do referido projecto, que foi presidido pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
O projecto de cooperação transnacional “semear, colher e vender” foi financiado pelo PRORURAL+, em 213 mil euros, sendo que uma parte deste montante é comparticipada pelo Governo Regional dos Açores.
“Semear, colher e vender é um projecto de inovação na organização da produção agrícola, que ganhou corpo neste modelo de parque agrícola para fomentar uma nova classe de agricultores por um lado, como também experimentos, formações, capacitações e demonstrações das melhores práticas que já se faz no domínio da agricultura nos arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde”, explicou.
É que, segundo ele, a visão de um dos associados fez com que através deste projecto transformassem as achadas de Ribeirão Areia e Fundo Torril outrora “quase improdutivas” devido aos sucessivos anos de seca num “verdadeiro oásis”.
Lembrou que no âmbito do mesmo projecto foram instalados vários equipamentos, como estufas, reservatórios de água, sistema fotovoltaico para alimentação da bomba, vários equipamentos agrícolas, sistema gota-a-gota e realizados vários módulos de formação como “produção em estufa”, “organização de produtores”, “técnicas de transformação de produtos agrícolas e da pecuária” e “boas praticas do abate e manuseamento de carcaças e carnes”.
Este responsável disse acreditar que este campo de demonstração agrícola, que vai servir os agricultores de Santa Catarina e os associados da Acaisa, vai permitir a operacionalização de uma agricultura que gere rendimento justo aos agricultores, excedentes e rentabilidade.
“Faremos de tudo para que este campo sirva tão logo possível e no cenário de mudanças climáticas à escala planetária, e em particular em Cabo Verde os seus propósitos e fomentar efectivamente uma agricultura resiliente, sustentável, biológica e capaz de romper o tradicionalismo e proporcionar uma verdadeira revolução verde nas nossas ilhas e no campo”, vaticinou.
Por sua vez, o presidente da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) dos Açores, Carlos Ávila, afirmou que volvidos cinco anos do início da implementação do projecto, que hoje pode-se dizer todos os objectivos propostos foram alcançados.
Daí, disse acreditar que após este “sucesso notável” na implementação do referido projecto, que considerou “bom exemplo” e com as “bases necessárias e suficientes” para que se passe da agricultura de subsistência para a agricultura de abastecimento do mercado local e para rendimentos dos agricultores.
Na mesma linha de ideias, o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, afirmou que este projecto é “de sucesso, com resultados e com final feliz”, tendo em conta que Santa Catarina fica mais desenvolvido, passa a contar com produção alimentar própria e fica com emprego.
Por seu turno, ao usar da palavra na cerimónia, o ministro Gilberto Silva começou por felicitar os agricultores, que considerou os “verdadeiros beneficiários” deste projecto, e os promotores pela iniciativa que comprova que é possível transformar a agricultura num contexto de aridez climático.
O mesmo, segundo o ministro Gilberto Silva, comprova ainda que é possível transformar terrenos de sequeiro em terrenos regadio com recurso a várias tecnologias e transformar a agricultura para que ela seja, de facto, “resiliente e inteligente”.
Na ocasião, assim como os presidentes da Acaisa e da ASDEPR, o governante defendeu que o projecto “semear, colher e vender” deve servir de exemplo e ser replicado em outras bacias hidrográficas do País.
No acto, interveio ainda a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, que disse que o projecto, ora inaugurado, casa muito bem com a visão da edilidade para o desenvolvimento da agricultura nesse município do interior de Santiago.

Dans la même catégorie