MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024 ACI Afrique/Football: Les Lions de l’Atlas remporte la Can Futsal 2024 ACI Afrique/Football: La Caf annule le match aller de la Coupe de la Confédération opposant l’Usm Alger à Rsb

Santa Cruz: Associação dos agricultores da Ribeira dos Picos defende que aposta na mobilização da água tem que ser na dessalinização


  21 Juillet      21        Agriculture (4138),

 

Pedra Badejo, 21 Jul (Inforpress) – O presidente da associação dos agricultores da Ribeira dos Picos (Agri-Várzea Nova), em Santa Cruz, Benjamim Mendes, defendeu segunda-feira que a aposta na dessalinização da água é das melhores opções para combater a seca.
O responsável fez estas afirmações à Inforpress, em Santa Cruz, numa entrevista para falar sobre a situação dos agricultores da Ribeira dos Picos, através da qual alertou para o problema de água salobra.
“Penso que dessalinizar a água do mar é a única solução porque a chuva é pouca e cada vez está mais pouca”, declarou, acrescentando que a água está cada vez mais escassa.
É que, segundo ele, há terras para trabalhar, mas está a faltar água.
No seu entender, tem que haver a mobilização de recursos, mas também a sensibilização dos agricultores, no sentido de fazer os colegas optarem-se pelas formas de produção e irrigação inteligente.
“Ter barragem é algo benéfico porque ganhamos muito, mas apostar na dessalinização e rega gota-a-gota seria uma mais-valia”, observou, salientando que tudo isso cria condições para se ter produtos para abastecer todo o País.
Recentemente, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, afirmou, em declarações à imprensa sobre o desassoreamento da barragem de Polião, que estratégia do Governo, agora, é equilibrar a distribuição de recursos, investindo na mobilização de água.
“Cada vez que desassorearmos mais barragens, de facto é mais espaço que estamos a criar para que, em havendo chuvas, possa reter mais água. De nada vale, também, gastarmos muito dinheiro a desassorear barragens e depois haver seca. Então, há que arranjar maneira de haver equilíbrio a distribuição de recursos para que consigamos desenvolver actividades que tenham mais pertinência a favor dos agricultores”, explicou.
O governante argumentou que a dessalinização de água, promoção de rega gota-a-gota, tratamento e reutilização de águas residuais constituem as prioridades neste momento.

Dans la même catégorie