MAP Le Conseil de gouvernement s’informe d’un accord d’assistance administrative mutuelle en matière douanière entre le Maroc et la Gambie Inforpress Basquetebol: Emanuel Trovoada orienta “Campus” de treinamento para jovens atletas no pavilhão Vává Duarte ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire

Santiago Norte: Chuvas trouxeram água para as barragens e renovam esperança num bom ano agrícola


  15 Septembre      23        Agriculture (4121),

 

Pedra Badejo, 15 Set (Inforpress) – A chuvas caídas no fim-de-semana em todo o País renovaram a esperança dos agricultores de Santiago Norte, trazendo água para as barragens da região, principalmente a de Poilão, em São Lourenço dos Órgãos, que estava seca.

As chuvas, que há três anos que não caia em abundância como se assistiu nos últimos dias, causaram alguns estragos, como cortes de estradas, desabamento de muros e alagamentos, mas o sentimento dos homens do campo é de alegria.

Pois, depois de três anos consecutivos de seca, voltaram a ver água a correr nas ribeiras e todas as barragens da região, nomeadamente a de Poilão, no município de São Lourenço dos Órgãos, de Saquinho, Santa Catarina, de Faveta, São Salvador do Mundo, de Flamengos e Ribeira de Principal, em São Miguel, e de Figueira Gorda, Santa Cruz, a conservar as águas decorrentes das cheias.

No município de Santa Cruz, várias famílias amanheceram hoje nas ladeiras a lançar sementes à terra molhada, isso porque no concelho ainda não tinha chovido o suficiente, fazendo muitos agricultores esperarem por mais chuvas para fazerem a sementeira, com medo de perderem as poucas sementes que restam, devido a três anos de seca.

Entretanto, os que semearam antes já podem iniciar a monda, isso porque o milho já nasceu e ladeira está coberta de verde das palhas.

Nos arredores da barragem de Poilão a Inforpress encontrou José Tavares e a sua família a fazerem sementeira confiantes num bom ano agrícola, cientes de que são necessárias mais chuvas.

“Espero que de agora em diante as coisas corram bem porque estamos a semear com coragem e confiança nas chuvas”, mostrou.

Este agricultor assegurou que a barragem vai trazer muitos benefícios, estimulando a massificação da agricultura de regadio na região para que “daqui a uns dois dias haja a abundância dos produtos agrícolas”.

Porém, defendeu que é necessário pensar em estratégias de gestão da água dessas infra-estruturas, tendo em conta o cenário da seca vivido nos últimos tempos.

“A barragem está a reter água e penso que com mais chuvas daqui a uns dias se vai começar a lavrar a terra, para que as coisas melhorem e os produtos aumentarem no mercado”, manifestou.

Este agricultor perspectiva lavrar na sua propriedade no arredor da barragem de Poilão, introduzindo várias espécies de plantas leguminosas e frutíferas de forma a gerar rendimentos para a sua família.

Dans la même catégorie