AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Santiago Norte: Governo focado em garantir qualidade das obras de reabilitação dos patrimónios religiosos e históricos


  17 Septembre      16        Société (44866),

 

Assomada, 17 Set (Inforpress) – O Governo não está preocupado com a data da entrega das obras de reabilitação da Igreja de Santa Catarina, e do ex-Campo de Concentração no Tarrafal, no interior de Santiago, mas, sim garantir a qualidade das mesmas.

A afirmação é do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em declarações à imprensa, após ter visitado as obras de reabilitação desses patrimónios religiosos e históricos, acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Jair Fernandes, tendo, no entanto, apontado finais de Dezembro e início de Janeiro 2021 como “data máxima” da entrega dessas duas obras.

“As duas obras que visitamos hoje são estruturantes e são também aquilo que é o legado que o Governo quer deixar a nível da habitação patrimonial, tanto em Santa Catarina como no Tarrafal. Vamos fazer as obras com qualidade, porque o legado terá que ser para as próximas décadas, porque não para os próximos séculos. E para isso podemos estar a correr atrás de datas que não beneficiam o trabalho com qualidade”, notou.

Relativamente à obra na Igreja de Nha Santa Catarina, adiantou que a mesma vai ser uma espécie de uma “nova igreja”, não obstante, terem mantido a nave principal e os traços arquitectónicos.

No entanto, disse acreditar que os santa-catarinenses vão se sentir orgulhosos de terem uma igreja remodelada, ampliada e com melhores condições para o culto religioso, e ainda no que diz respeito à valorização daquilo que era o património construído, o seu imaginário arquitectónico e à prática do culto à santa padroeira.

“Nós queríamos entregar a igreja para as festas de Nha Santa Catarina, celebradas a 25 de Novembro, mas, não sendo possível, a mensagem que passei é que o essencial é que a obra tenha qualidade. Se as obras não estiverem prontas para as festas deste ano estarão prontas para outras festividades”, justificou, prevendo a entrega entre finais de Dezembro e início de Janeiro de 2021.

Neste momento, indicou que estão a fechar a igreja, ou seja, que já se fez a cobertura da nave principal e se vai colocar as telhas, e que prosseguem as obras na parte do altar, sacristia e a criação das condições sanitárias para que a mesma possa ter “qualidade para o futuro e as próximas gerações”.

Já em relação às obras no campo de concentração, a fonte esclareceu que pelo facto de aquele edifício estar inscrito na lista indicativa da UNESCO, que as alterações não poderiam ser “extraordinárias”.

É que, segundo ele, não se pode colocar as mesmas telhas que se estão a ser colocadas nas igrejas, como muita gente defende, informando que substituíram o material que era cancerígeno por um “mais moderno e com o mesmo visual” e que, de momento, estão a reabilitar toda a parte física do ex-Campo de Concentração.

O IPC, avançou o governante está também ao mesmo tempo a trabalhar a parte museológica e museográfica.

“Contamos que com a entrega no início de Janeiro, máximo, o IPC entra imediatamente para que entreguemos a primeira fase do projecto Núcleo Interpretativo/Núcleo Museológico”, vaticinou Abraão Vicente.

“O Campo de Concentração vai ser um dos maiores desafios a nível da construção daquilo que são os novos museus em Cabo Verde, e aqui temos espaços para construir não só a narrativa à volta do campo de concentração, mas também criar outros núcleos que possam ter interesse para a comunidade e para a valorização do Tarrafal como destino turístico”, admitiu.

Na ocasião, a mesma fonte esclareceu que se está no final do mandato das câmaras municipais e não do Governo, daí, segundo ele, o executivo tem que fiscalizar as obras em andamento.

A reabitação da Igreja da Santa Catarina e do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, orçadas em 28 e 23 mil contos, respectivamente, está enquadrada no Eixo IV do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos – PRRA, coordenado pelo Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).

Dans la même catégorie