AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Santiago Norte: Hiacistas associam-se à paralisação do trânsito marcada para 12 de Outubro


  9 Octobre      34        Société (44869),

 

Assomada, 09 Out (Inforpress) – Os hiacistas do interior da ilha de Santiago afectos ao Sindicato Nacional de Condutores Profissionais (SINCOP), anunciaram quinta-feira vão paralisar o trânsito no dia 12 de Outubro, se não forem resolvidas algumas das suas reivindicações.
Os condutores de hiace do Terminal Rodoviário de Assomada, em Santa Catarina, que fazem do percurso Assomada-Praia/Praia-Assomada e Assomada aos demais municípios do interior de Santiago, exigem a “normalização de lotação nos transportes públicos de passageiros”, isto porque, sustentam, “neste momento, os autocarros já estão a circular com a lotação completa”.
Em declarações à Inforpress, o porta-voz dos condutores, João Baptista da Veiga, que labora na paragem Assomada-Praia/Praia-Assomada lembrou que eles foram a única classe que não recebeu as ajudas do Governo no âmbito da pandemia de covid-19.
Daí, criticou a postura das Finanças, que segundo ele continuam a cobrar os impostos e das autoridades que não os autoriza a circular com a lotação completa (15 passageiros) como outrora.
De momento, de acordo com a mesma fonte, estão a circular com uma lotação de nove lugares que, conforme adiantou, “não compensa” e já levou muitos condutores ao desemprego.
“Queremos a nossa lotação de 15 lugares, porque na campanha está-se a fazer ajuntamento de pessoas sem distanciamento e sem uso de máscaras por parte dos militantes e dos próprios candidatos, e nós por causa de uma pessoa é-nos aplicado a multa, apreensão da carta de condução (inibição de condução por três meses) e até com cacete nas costas”, concretizou.
Nesse sentido, os hiacistas pedem isenção de pagamento dos impostos e avisam que se as suas reivindicações não forem atendidas e se não lhes for dada a autorização para a circularem com lotação completa (15 lugares), vão paralisar o trânsito na próxima segunda-feira, 12, como anunciou o sindicado da classe.
“O distanciamento é exigido só dentro dos hiaces? Como é que fica a situação nos autocarros e na campanha eleitoral, ora iniciada?”, questionou, pedindo fiscalização nas campanhas assim como se está a fazer nos terminais de hiaces, onde vários condutores já foram multados por causa de uma pessoa a mais.
Durante a sua declaração à Inforpress, João Baptista da Veiga apelou ainda às autoridades para multarem as pessoas e os próprios candidatos que fazem arruadas e outras actividades que, conforme confidenciou, “os viu hoje sem máscaras e sem se preocuparem com as orientações das autoridades sanitárias para prevenção e combate da covid-19”.

Dans la même catégorie