Praia, 21 Set (Inforpress) – O cenário de uma nova seca já paira sobre o concelho do Porto Novo, cujo 90 por cento (%) do território espera ainda pelas precipitações, para a preocupação das autoridades locais, que consideram a situação “muito preocupante”.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, considera que este ano “praticamente ainda não choveu” no Porto Novo, onde 90% do concelho continua a enfrentar a situação de seca que, também, preocupa, as 500 famílias que têm na pecuária a sua principal actividade.
“É uma situação muito preocupante à esta altura do ano. Estamos, realmente, preocupados. Vamos esperar, mas é muito preocupante”, alertou o autarca, informando que na zona baixa da cidade do Porto Novo, onde concentra uma parte importante do efectivo pecuário, e nos planaltos Norte e Leste, onde se vive da pecuária e agricultura de sequeiro, ainda não choveu.
O edil do Porto Novo avançou, todavia, que este município já dispõe de um plano de contenção de prevenção para “qualquer eventualidade”, o qual traz medidas que visam “melhorar as condições” das famílias que possam vir a ser afectadas.