Porto Novo, 21 Set (Inforpress) – Especialistas mundiais em turismo da natureza são esperados na ilha de Santo Antão no dia 29 de Setembro para debater a diversificação turística em Cabo Verde e a necessidade de criação de ofertas turísticas sustentáveis.
Esses ‘experts’ vão participar na conferência internacional sobre o turismo da natureza, em Santo Antão, que pretende mobilizar “Investimentos verdes como via para a sustentabilidade do turismo” em Cabo Verde, numa iniciativa do Governo, em parceria com as câmaras municipais desta ilha.
Uma nota enviada à Inforpress refere que a conferência vai debater a diversificação do turismo de Cabo Verde e a necessidade de criação de ofertas turísticas sustentáveis que potenciem as comunidades e tirem partido dos recursos endógenos do País.
A conferência, segundo a mesma fonte, será “um espaço de reflexão, de debate e de apresentação de modelos de turismo de natureza, em diferentes contextos e partes do mundo, através da partilha de ideias, experiências e de boas práticas”.
As câmaras municipais de Santo Antão acreditam que este evento, que saúda o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), “será uma oportunidade para se projectar a ilha, já considerado “um modelo” a seguir em termos de turismo de natureza.
Os municípios entendem, porém, que Santo Antão precisa de “investimentos”, designadamente do aeroporto e da ampliação do porto do Porto Novo, que possam fortalecer o potencial do turismo “para construir um futuro melhor e mais justo para todos”.