MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable” APS SENEGAL-SANTE / Commerce illicite des médicaments : cinq nouveaux pharmaciens inspecteurs pour épauler l’ARP APS SENEGAL-SOCIETE-JUSTICE / Amnesty international invite le président Faye à abroger l’arrêté ”Ousmane Ngom” MAP Sénégal/Paludisme : 199 décès sur 7196 cas d’hospitalisation recensés en 2023 (responsable) MAP Madagascar et le FMI examinent la reconduction de deux accords de financement MAP Mme Akharbach salue à Abidjan la pertinence de la résolution de l’ONU sur l’IA initiée par le Maroc et les Etats-Unis

Santo Antão: Gilberto Silva assegura que financiamento do sector agrário é uma prioridade absoluta do Governo


  24 Août      15        Agriculture (4142),

 

Ribeira Grande, 24 Ago (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva assegurou hoje no Centro Agrícola de Afonso Martinho, Santo Antão, que o financiamento do sector agrário é uma “prioridade absoluta” do Governo.

O ministro Gilberto Silva enfatizou ser “necessário” começar a perceber que o sector agrário é privado e o Estado tem o papel de promover, regular e facilitar tudo aquilo que é actividade que o mesmo “leva a cabo”.

“Então nessa conjugação de papéis em que o Estado ajuda, facilita e promove e o privado empreende, produz alimentos e rendimentos da empresa”, frisou.

Gilberto Silva fez estas considerações à imprensa após a apresentação da linha de crédito agro-pecuária aos empresários do sector e afirmou que os mesmos devem focar nas oportunidades e incentivos.

“Temos que focar nas oportunidades e incentivos porque ao fim ao cabo estamos cá para que haja um melhor ambiente possível para a produção agro-pecuária e o financiamento constitui apenas um dos pilares” disse.

Isso porque, segundo a mesma fonte, o Governo tem de actuar em outros aspectos do sector, “muito importantes”, mas o privado deve “empreender, assegurar a sua actividade económica”.

E obviamente, conforme considerou Gilberto Silva, os empresários do sector devem “tirar os melhores” benefícios, rendimento possível, produzir e promover a maior criação de empregos no sector agrário.

“Portanto consideramos que a disponibilização desta linha de crédito com muitas facilidades, jamais vista no contexto do desenvolvimento agrário em Cabo Verde, contribuirá com certeza para uma maior produção no nosso País”, pontuou.

A linha de crédito foi criada visando o investimento produtivo às empresas privadas nacionais e cooperativas de produção das diversas áreas agro-pecuárias.

Paralelamente à apresentação da linha de crédito, teve também uma exposição de máquinas agrícolas.

O montante total do crédito é de 300 mil contos e a mesma tem uma taxa de juros de até 3,5 por cento (%), garantias de financiamento da Pró-Garante de até 80 por cento (%), comparticipação/subsídio do Governo de 10% a fundo perdido, período de carência de capital e juros mínimos de seis meses.

Cada empresa poderá beneficiar de um montante máximo de crédito até 10 mil contos, o prazo máximo de reembolso/amortização é de 10 anos e terá participação da Pró-Capital de até 15%.

Dans la même catégorie