ANG Comunicação Social/ʺConcurso interno nos órgãos públicos terá nova dataʺ, diz secretário-geral ATOP LUTTE CONTRE LA COVID-19 : PR MOUNEROU SALOU, MEMBRE DU CONSEIL SCIENTIFIQUE REVIENT SUR LA NECESSITE D’ADHERER AU VACCIN GNA Malaria: UER records zero under-five mortality in 2020 GNA Overthrow of CPP truncated Ghana’s national development – CPP Chairperson GNA Publish procurement data- public institutions told ACP Organisation d’un atelier de plaidoyer en faveur des femmes par l’UCOFEM à Bunia ACP Report de la sortie officielle de l’ASBL les «Amis de Maman Liliane Bemba» ATOP OGOU : ATELIER DE MISE EN PLACE D’UNE STRATEGIE DE COLLABORATION ENTRE L’ANADEB ET LES MAIRIESDE LA REGION DES PLATEAUX A ATAKPAME ACP Les NTIC, un aspect numérique pour le travail à distance de la femme ACP Lancement à Kinshasa de la première session de formation sur la lutte contre la traite des personnes

Santo Antão: Orlando Delgado faz balanço positivo dos ganhos do município da Ribeira Grande


  18 Janvier      12        Société (29163),

   

Ribeira Grande, 18 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, considerou hoje, positivo o balanço do percurso e ganhos do município, entretanto elencou que ainda há muito por fazer para o desenvolvimento do concelho.

Orlando Delgado, que falava durante a sessão solene comemorativa do dia do Município, disse que o concelho ainda tem enormes desafios e que cada vez são mais “exigente” e “qualificados”. Isso porque, segundo e edil, as novas gerações têm colocado problemas altamente desafiantes que, no seu entender, todos devem trabalhar de mãos dadas para os erradicar.

O edil ribeira-grandense considerou que o dia do município deve se uma ocasião especial para reflectir sobre o caminho percorrido, os sucessos e fraquezas a realidade presente e particularmente os desafios futuros.

“Quando analisamos os indicadores que medem a qualidade de vida da nossa população, apresentada pelo Instituto Nacional de Estatística e vemos que estamos muito acima da média nacional, em todos os parâmetros analisados, sentimo-nos satisfeitos porque faz jus ao lema da nossa candidatura Ribeira Grande sempre em primeiro lugar” frisou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Orlando Delgado considerou que muitos desafios no concelho foram superados tais como a educação básica, secundária, profissional, o acesso ao abastecimento de água, infra-estruturação desportiva e social, requalificação urbana das cidades e o acesso a energia 24 hora/dia.

Entretanto o autarca salientou que para este mandato que inicia, o foco será a implementação de medidas que apoiam e incentivam o sector privado para que possam reduzir e desemprego e promover o bem-estar e melhoria das condições de vida das famílias.

“Vamos fazer uma excelente articulação entre o poder público e privado, ou seja, o desenvolvimento do concelho não pode e não será tarefa exclusiva do poder público” asseverou Orlando Delgado.

O Governo esteve representado nas festas do município pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz que considerou no seu discurso que Ribeira Grande no contexto da ilha de Santo Antão, é um município com forte potencial agrícola e agro-industrial, mas igualmente com potencial turístico e nos domínios da economia pesqueira.

Neste sentido Amadeu Cruz pontuou que desde 2016 o Governo de Cabo Verde começou a trilhar em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, criando “alicerces” para o desenvolvimento sustentável através de investimentos que pudessem requalificar o território seja no meio urbano como no rural.

Além disso, o ministro da Educação continuou dizendo que esta linha de orientação política será reforçada na próxima legislatura caso seja renovado a confiança no Governo.

“O município da Ribeira Grande poderá contar com o Governo nos próximos anos para a implementação das medidas que estiverem programadas para o seu desenvolvimento” assegurou Amadeu Cruz.

O concelho da Ribeira Grande festejou hoje o seu dia de município, no dia em que faz 559 anos que a ilha foi descoberta e no ano em que Ribeira Grande celebra os 289 anos da sua elevação à categoria de concelho.

LFS/ZS

Dans la même catégorie