GNA GNCCI establishes credit union to support businesses GNA Ghanaians are appreciative of President Akufo-Addo’s achievements- CVM GNA New National decentralisation policy and strategy to promote downward accountability and economic development GNA NADMO, police probe death of Ghanaian juvenile players AIP Côte d’Ivoire –AIP/Des journées de valorisation de l’agriculture pour faire revivre la coupe nationale du progrès (Présidente AVA) AIP Côte d’Ivoire –AIP/ Le ministre de l’Agriculture rend hommage aux producteurs de Côte d’Ivoire AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Des kits scolaires offerts une école franco-arabe à Grand-Bassam APS FILIÈRE MIL : LE SUCCÈS D’UNE ASSOCIATION SÉNÉGALAISE INSPIRE D’AUTRES PAYS APS MACKY SALL INVITE LE SECTEUR PRIVÉ À INVESTIR DANS LA FILIÈRE LAIT APS KAFFRINE : MAYACINE CAMARA PROMET DE DISTRIBUER 15.000 MASQUES POUR LA VISITE DE MACKY SALL

Santo Antão: Presidente da associação de pescadores de Janela apela à capacitação de jovens para pesca  


  17 Août      8        Société (22831),

   

Cidade das Pombas, 15 Ago (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores, Peixeira e Armadores de Janela (APPAJ), Hirondino Silva, apelou hoje às autoridades para ajudarem a capacitar os jovens para a pesca porque “daqui a alguns anos a actividade pode extinguir-se”.
“As autoridades competentes devem investir nos jovens que não tiveram condições de continuar os estudos dando-lhes capacitação na área das pescas que, daqui a alguns anos, pode extinguir-se aqui em Janela tendo em conta o avançar da idade dos nossos marinheiros”, explicou Hirondino Silva apontando que há um leque enorme de formações que podem ajudar os jovens.
A mesma fonte afirmou que o sector de pesca, não só em Janela mas a nível da ilha de Santo Antão, está um “pouco fraco” e “esquecido pelas autoridades”.
“Não temos um espaço para conservação do pescado aqui em Janela, ou seja, não temos nada. O único apoio que tivemos foi tudo jogado ao mar”, pontuou Hirondino Silva.
O líder associativo disse que o arrastadouro deveria ser “algo pensado” e não “chegar e fazer, pura e simplesmente, por questões de política”.
“O arrastadouro tem que ser feito, projectado e pensado na melhoria da qualidade de vida e segurança dos pescadores. Basta de fazerem obras que não vão beneficiar os pescadores”, frisou Hirondino Silva.
Por sua vez, o proprietário do barco de pesca semi-industrial Nossa Senhora de Piedade, José João, afirmou que a actividade piscatória em Janela pode ser rentável, mas há que fazer investimentos.
“Janela tem falta de organização na área da pesca. É só organizar e fazer o investimento certo e vamos conseguir sair do artesanal para o semi-industrial”, mostrou José João.
“Quem de direito para ver qual é a real situação dos marinheiros de Janela para fazer alguma coisa para Janela não ficar só a espera. Sempre dizem que vão fazer algo e ficamos a espera, isso em ambos os partidos, por isso apelo ao Governo para ver o que Janela precisa”, desafiou.
José João contou à Inforpress que possui uma embarcação semi-industrial, mas no momento está no Porto Novo.
“Neste momento a minha embarcação está no Porto Novo porque não temos tripulação aqui em Janela. Temos falta de motorista e fica complicado deslocar de outra localidade, visto que, o custo é elevado. Mas tenho ideia de trazer a minha embarcação para o seu lugar de origem, mas há que ter condições”, pontuou José João.
A zona de Janela celebra hoje a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da localidade, que será assinalada com uma missa presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes.
A celebração eucarística terá lugar no polivalente de Pontinha de Janela porque é o melhor local para que a organização possa controlar o distanciamento social, o uso de máscara e disponibilizar álcool-gel disponível para a higienização, conforme disse à Inforpress o pároco de Santo António das Pombas, padre José Júlio Fortes.
Por parte da Câmara Municipal do Paul todas as actividades foram suspensas desde o mês de Março, passado, devido à pandemia da covid-19.

Dans la même catégorie