AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

São Domingos: Mulheres da localidade de Moia Moia recebem formação de empoderamento de negócios


  3 Novembre      54        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – Cerca de 30 mulheres da localidade de Moia Moia, em São Domingos, foram beneficiadas com uma formação de empoderamento de negócios, cujo objectivo foi capacitá-las para uma melhor organização empresarial.
A formação foi promovida pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) em parceria com o Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser).
Em declarações à imprensa, a gestora do programa, Dúnia Duarte, explicou que a formação foi dirigida às mulheres que actuam no sector informal, mais concretamente na zona rural, em que o objectivo era oferecer as ferramentas para melhor aproveitarem seus negócios.
“Esta formação é de gestão de pequenos negócios, adequada a qualquer tipo de formandos, ou seja, independentemente do nível de escolaridade ou a idade”, precisou.
Segundo apontou, o processo terá um impacto “muito grande” na vida das formandas, isso porque, ressaltou, abrange várias áreas, que para além de ensinar como gerem o próprio negócio, ensina também práticas de educação financeira e de formalização de negócios.
O programa vem trabalhando com 30 mulheres da comunidade de Moia Moia, no concelho de São Domingos, possibilitando-as acesso a recursos e ferramentas através de instrumentos como formações em liderança e participação, introdução ao empreendedorismo e gestão de pequenos negócios.
Isso tudo, destacou, com o intuito de agregar valor às atividades desenvolvidas contribuindo para a melhoria do empoderamento económico das mesmas e consequente saída do ciclo da pobreza.
Já o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Ermelindo Barros, referiu que esta é uma forma de fazer com que todas tenham condições de gerar o próprio rendimento, e se tornar cada vez mais independente.

Dans la même catégorie