ACI Congo/Culture: Zous Suprême entend promouvoir la femme africaine ACI Congo/Société: Le Sénat adopte la création d’une agence nationale pour la réinsertion des jeunes ACI Congo/Société: Roger Oyéré réfute les allégations de vente de bébés à l’hôpital de Talangaï AIP Des acteurs échangent sur l’élaboration d’un plan stratégique de lutte contre le travail des enfants AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan ACI Congo/Sénat: Pierre Ngolo appelle à mutualiser les efforts pour combattre la criminalité ACI Congo/Education: L’université de Chine envisage d’accompagner le pays dans le domaine de l’enseignement ACI Congo/Climat: Le pays se dote du plan de travail en capacités d’adaptation au changement climatique

São Filipe: 2023 e 2024 serão anos de grandes realizações para o município – Nuías Silva


  20 Décembre      27        Société (45108),

 

São Filipe, 20 Dez Inforpress) – Os anos de 2023 e 2024 serão de “grandes realizações” para o município de São Filipe uma vez que a câmara atingiu “um nível de gestão cruzeiro”, permitindo implementar com maior celeridade as decisões e os projectos.
O prenúncio é do presidente da Câmara Municipal de São Filipe, que segunda-feira procedeu ao lançamento de um vídeo com o balanço dos dois primeiros anos de mandato e para prognosticar aquilo que será os próximos dois anos na linha do compromisso assumido com os munícipes daquele concelho da ilha do Fogo.
“Basta ver as obras que temos em curso neste momento que são de grandes envergaduras, umas em parceria com o Governo, como a requalificação do centro histórico e asfaltagem das vias da parte alta da cidade e ao porto, outras de índole puramente municipal e outras de mobilização de parcerias, através de fundos aos quais concorremos”, disse Nuías Silva.
O vídeo que será disponibilizado nas redes sociais, no dizer do edil de São Filipe aponta que nos dois anos da governação a sua equipa já fez mais do que aquilo que a governação anterior fez em quatro anos.
Apesar disso, sublinhou, a equipa não está satisfeita porque ainda não conseguiu realizar tudo que prometeu, mas assegurou que vai realizar as promessas a 100 por cento (%) e ir um pouco mais além do que prometeu porque a dinâmica do desenvolvimento demonstra esta possibilidade com materialização de outros projectos.
“Durante os dois anos criamos as condições básicas para projectar São Filipe, criar as infra-estruturas económicas de desenvolvimento do município e valeu a pena, apesar da situação extremamente difícil que encontramos, nomeadamente a desorganização daquilo que podia ser dito de um poder local”, afirmou Nuías Silva.
O autarca sublinhou ainda que com a reestruturação interna atingiu um nível de gestão cruzeiro, que permite implementar com maior celeridade as decisões tomadas e a visão da transformação do município a partir de cada uma das áreas de Governo local.
Segundo o mesmo, nos dois primeiros anos de mandato a sua equipa pautou-se pelo diálogo intensivo com todos, nomeadamente o Governo enquanto parceiro privilegiado, com as organizações não-governamentais, as demais câmaras do país, com os parceiros bilaterais e com as câmaras geminadas, e fizeram valer o slogan “mobilizar São Filipe” mobilizando as parcerias para materializar aquilo que prometeu.
Para Nuías Silva e sua equipa, o resultado da governação é “extremamente satisfatório”, destacando o facto de neste momento a câmara não ter nenhuma dívida com os fornecedores. Acrescentou ainda que a dívida encontrada com o sistema bancário foi reestruturada e a com terceiros já liquidou cerca de 30 mil contos e que ainda falta outras tantas, com as quais à medida que a autarquia é confrontada, senta-se à mesa para dialogar e resolvê-las.
“Da nossa gestão não temos dívidas correntes o que significa que estamos a pautar por uma gestão rigorosa e responsável e não usar aquilo que não temos, mas aquilo que temos ou que conseguimos mobilizar”, disse.
Da lista dos projectos materializados destacam-se a electrificação da estância balnear de Salinas, adopção de águas a Campanas de Cima a partir de Lomba e Mira-Mira e passando por Domingos Ledo e Ribeira Filipe, ligação domiciliar gratuita de água a 150 famílias entre Lomba e Campanas de Cima, sendo que o objectivo é atingir 500 ligações.
Constam ainda a construção de 14 currais, dois bebedores e um reservatório, dois campos de pastos em parceria com as ONG, aquisição de seis embarcações de pesca de seis e oito metros equipadas, entrega de embarcações, motores e outros equipamentos de pescas, reabilitação de cerca de duas dezenas de habitação social e com mais 79 prontas para serem entregues, arruamentos em alguns bairros da cidade e no interior do município, aquisição de terreno para ampliação do cemitério de São Lourenço.
A desactivação da lixeira municipal com a construção do aterro intermunicipal controlado, aquisição de novos contentores, de duas viaturas para apoio a transporte de lixo, de duas máquinas para construção civil, três contentores de casas de banho para o cemitério, campo de treino de Lém e para o parque do Alto Santa Luzia será vedado e com áreas de estacionamento e campos para as modalidades de salão são entre outros os projectos materializados, segundo Nuías Silva.
Como projectos em curso, a mesma fonte destacou a piscina municipal com duas piscinas de 25 e de oito metros e com todos os equipamentos de competição, a fase final da construção de raiz da escola de Jardim/Batente e reconstrução da escola de Italiano, requalificação do centro cultural Armand Montrond, obras do estádio regional 5 de Julho. Quanto a esta infraestrutura desportiva, Nuías Silva disse que as obras estão em “bom ritmo” e que o processo de colocação da relva sintética acontecerá a partir de Janeiro.
Dos projectos com início a partir de 2023 elencou a asfaltagem de nove ruas da cidade de São Filipe, requalificação das praças de Cruz Vermelha e do Presídio, requalificação do largo de Cruz dos Passos, arrelvamento de campo de Ponta Verde, placa desportiva de Monte Tabor, estádio de Patim, placa de Beltches e o Pavilhão gimnodesportivo Simão Mendes.
Contrariando as críticas da oposição, Nuías Silva apontou que na ilha existem “muitas mentes preguiçosas que não conseguem acompanhar a dinâmica da câmara municipal”, afirmando que a sua equipa reconheceu sempre a parceria com o Governo, mas que não se trata de nenhum benesse porque, explicou, o valor disponibilizado está previsto na lei e que o financiamento municipal, que corresponde a 10 por cento das receitas, é dado a todos os municípios e calculado na lei.
“Os fundos do Financiamento Municipal, do Ambiente e do Turismo estão consignados na lei”, disse Nuías Silva, sublinhando que outros municípios têm tido outros apoios.

Dans la même catégorie