MAP Le roman « Makila » d’Elvis Ntambua, un récit édifiant sur le calvaire des enfants-soldats MAP Niger: cinq soldats blessés dans une embuscade des éléments de Boko Haram AGP Guinée : LA JUSTICE MET EN GARDE LES EXPLOITANTS MINIERS CONTRE LA DESTRUCTION DE L’ENVIRONNEMENT AGP Guinée : Bientôt la reconstruction de la cité de solidarité pour améliorer le cadre de vie des pensionnaires AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE ANG Política/Coordenador do Madem G-15 responsabiliza Governo de Iniciativa Presidencial pelo aumento do preço de arroz no mercado nacional ANG Caso Djaal/ Presidente do Movimento da Sociedade Civil pede celeridade dos tribunais na realização de justiça AGP GUINÉE : LES MEMBRES DU CECOJE DE RATOMA REÇUS PAR LE PRÉSIDENT DU CNT AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE AIP La Sierra Leone réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale du Maroc (Communiqué conjoint)

São Vicente: Abraão Vicente apela ao envolvimento da nova geração na protecção aos oceanos


  22 Novembre      32        Environnement/Eaux/Forêts (6471),

 

Mindelo, 22Nov (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, exortou esta segunda-feira ao sistema das Nações Unidas e a instituições cabo-verdianas que promovam um “maior envolvimento” da nova geração na protecção aos oceanos e na sua sustentabilidade.
O governante fez o apelo na cerimónia de abertura da quinta edição da Cabo Verde OceanWeek (Semana dos Oceanos) que acontece, no Mindelo, até sexta-feira, 25.
Abraão Vicente assegurou terem escolhido o lema “Amar o mar”, mas, que, entretanto, é um amor que “intervém, apela à acção, que vai às comunidades, faz pedagogia, envolve às escolas, cujas acções e preocupações no futuro da humanidade, devem reflectir-se nos questionamentos e intervenções”.
Daí o apelo ao sistema da Nações Unidas e às instituições cabo-verdianas para promoverem um “maior envolvimento” das novas gerações.
“Porque é esta geração quem, de facto, irá salvar a humanidade, pelo olhar com que crescem, pelo olhar com que deleitam e que investigam, e com os interesses sobre as temáticas ligadas ao mar”, advogou.
O ministro disse ser também neste sentido que nesta edição se inaugurou a “Bluetalks” (conversas azuis, em português) para “obrigar as instituições ao exercício do minimalismo e apresentar as soluções para o mar”.
“Que oceanos deixaremos às novas gerações e que oceanos deixaremos a nós próprios”, questionou, apontando como objectivo da quinta da CV OceanWeek elevar a consciencialização e fomentar o diálogo para a sustentabilidade dos mares.
Abraão Vicente aproveitou para fazer um elogio público às Organizações Não Governamentais (ONG) e às associações, como o caso do Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte, que trabalham muitas vezes em zonas que o Governo não consegue chegar.
“E é nesse ‘djuntamon’ (parceria) que acreditamos que a OceanWeek pode ser mais um instrumento pedagógico de elevação da pertença do cabo-verdiano ao próprio mar”, considerou.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, disse ser possível assumir compromissos para uma nova política dos oceanos que “tem de ser encarada como uma missão”.
Conforme a mesma fonte, os pequemos Estados insulares, de que Cabo Verde faz parte, continuam como “casos especiais” de desenvolvimento sustentável considerando a singularidade e a vulnerabilidade que os limita na prossecução dos objectivos nas suas dimensões económicas, sociais e ambientais.
“Como parceiros, mais do que entrelaçarmos num só nó, devemos dar passos firmes e irreversíveis na partilha com as populações de ideias inovadoras, traduzidas em acções concretas sobre as melhores formas de gerir o mar”, lançou Augusto Neves, para quem isso é essencial para que “acções de poluição e de uso de artes nocivas à pesca e outras prejudiciais deixem de fazer parte dos cabo-verdianos”.
A CV OceanWeek prossegue esta terça-feira, 22, com as ‘Bluetalks’, que acontecem no Centro Oceanográfico do Mindelo, versando temas como a “Economia azul: novas oportunidades”, “O ecossistema do mar” e “Um mar de oportunidades”.
O centro da cidade também recebe actividades como a “Feira azul”, realizada no dia 24, na Praça Dom Luís, dedicada às profissões ligadas ao mar.
Faz parte ainda da agenda, a maratona de ideias “OceanInovathon – Criação de soluções para os oceanos” que pretende envolver as universidades, start-ups, empresas públicas e privadas e empreendedores para a transferência do conhecimento científico e desenvolver a capacidade de pesquisa e transferência de tecnologia marinha.
A quinta edição da CV OceanWeek contará ainda com outros pontos, entre os quais, o concurso e exposição de fotografias relacionadas com o mar, desportos náuticos, workshops nas zonas piscatórias de São Vicente e termina na sexta-feira, 25, com o “Bluefood festival”, que será um festival de produtos do mar a realizar-se na comunidade de Salamansa.

Dans la même catégorie