MAP Visite de M. Nasser Bourita à Bamako sur Très Hautes Instructions de Sa Majesté le Roi MAP ONU: le Maroc co-organise un événement sur le rôle des jeunes dans l’action climat MAP La CGEM partenaire de la 128e édition de la Foire de Canton AIP L’UNG veut lutter contre le chômage par l’entrepreneuriat dans le Leboutou Un bilan satisfaisant de réalisation des projets d’investissement prévus dans le PND 2016-2020 AIP Les bibliothécaires des établissements des Grands Ponts en atelier de formation à Dabou AIP Nialé Kaba sonne les préparatifs de la campagne électorale dans le Bounkani AIP L’Education catholique réaffirme son engagement à inculquer les valeurs indispensables pour bâtir le pays AIP Fin des préinscriptions des nouveaux bacheliers ce mercredi AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Un « Massa » finit sa course dans un ravin

São Vicente: Celebrações da santa padroeira Nossa Senhora da Luz com formato adaptado ao momento pandémico 


  7 Septembre      8        Santé (7485),

   

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – As festividades em honra à santa padroeira Nossa Senhora da Luz, celebradas terça-feira, 08, em São Vicente, que habitualmente juntam multidões na missa e na procissão, têm, este ano, um formato diferente devido à pandemia de covid-19.
No entanto, segundo o pároco da freguesia de Nossa Senhora da Luz, padre Lino, mesmo com as dificuldades imposta pela pandemia, elas também estão a permitir viver uma “nova experiência da fé”, sobretudo pelo cuidado de cada membro da família àqueles de maior risco.
“Então não podemos fazer aglomerações na procissão e na missa, como acontecia nos anos anteriores, com muita gente, não só da paróquia mas de toda a freguesia e da ilha, que se juntavam à volta da padroeira”, concretizou padre Lino, pelo que se buscou alternativas.
Uma delas, narrou, foi a caravana em honra a Nossa Senhora da Luz, que partiu na tarde de domingo, 06, da localidade de Salamansa e que, em três horas e meia de cortejo devocional sobre rodas, percorreu as principais artérias da comunidade paroquial, com a imagem de Nossa Senhora a desfilar numa viatura dos bombeiros municipais.
“Trazer a imagem até as pessoas, andando pelas ruas, comunidades e zonas da paróquia foi um momento em que a Igreja trouxe o conforto espiritual e deu oportunidade às pessoas nos seus bairros de fazer a devoção mesmo no contexto de pandemia que se vive”, concretizou padre Lino.
Da mesma forma, a Eucaristia solene, tradicionalmente realizada no largo da Igreja Matriz, este ano terá lugar esta terça-feira 08, às 17:30, no Largo Bom Pastor, em Fonte Filipe, ao ar livre, mas com lotação limitada.
No local será garantido um circuito de entrada, lugares marcados e desinfectante, sendo obrigatório o uso de máscaras.
“Pedimos às pessoas para acompanharem a celebração via Rádio Nova e página da Diocese no Facebook, pois ela terá um reduzido número de pessoas a assistir no local, devido à questão do distanciamento social, que estarão em representação das diversas comunidades da ilha”, concretizou o pároco de Nossa Senhora da Luz.
AA/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie