ACI Congo/Technologie: Chirel Mongo sollicite l’appui du gouvernement pour accéder au partenariat ACI Congo/Hydrocarbures: Le gouvernement attribue un permis d’exploitation d’hydrocarbures liquides à la Snpc ACI Congo/Numérique: Appel à produire des référentiels de qualité pour renforcer les politiques publiques ACI Congo/Numérique: Lancement des travaux des assises pour discuter des défis et opportunités du secteur ACI Congo/Société: L’âge d’admission à la retraite du personnel de l’Université Marien-Ngouabi, modifié par décret AIB Kaya : Les acteurs de la veille citoyenne se réorganisent pour mieux lutter AIB Burkina : Bientôt une nouvelle institution pour «promouvoir les intérêts du Burkina sur la scène internationale» AIB Burkina : Plus de 188 millions de francs CFA injectés dans la prise en charge sanitaire de 1268 personnes vulnérables AIP Ligue des champions UEFA (retour 1/4 de finales): le Real Madrid et le Bayern éliminent les clubs anglais de Manchester City et Arsenal AIP Une société spécialisée dans les TIC initie une journée pour promouvoir des solutions innovantes

São Vicente: Gestão técnica da piscina oceânica será feita pelo Ministério do Mar e Instituto Marítimo e Portuário


  2 Août      71        Environnement/Eaux/Forêts (6445),

 

Mindelo, 02 Ago (Inforpress) – O ministro do Mar, Paulo Veiga, disse domingo que a gestão técnica da Piscina Oceânica da Laginha, em São Vicente, será feita pelo ministério que tutela, através da Direcção-Geral da Economia Marítima, e pelo Instituto Marítimo e Portuário.
Paulo Veiga, que falava à imprensa após a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, explicou que a piscina ainda não tem o fundo de segurança pelo que, nesta fase, será utilizada apenas por pessoas que sabem nadar, para ministrar formações, pela Guarda Costeira e pelo Campus do Mar.
“O Instituto Marítimo e Portuário vai usar a piscina para treinar os seus nadadores-salvadores e para dar formações. O Ministério do Mar, através do Campus do Mar, também vai usar esta infra-estrutura, porque tem formações e precisa de espaço para nadar. Igualmente, a Guarda Costeira vai desfrutar desta piscina”, afirmou.
Segundo o governante, a piscina é um projecto-piloto que está em fase de melhoramento e, por isso, instou as associações de natação e utilizadores a fazerem “críticas construtivas para que os próximos projectos possam contemplar todos os aspectos necessários”.
Paulo Veiga disse esperar que dentro de três meses a piscina esteja a funcionar em pleno para terapias e utilização lúdica e com todas as condições de segurança.
Avançou ainda que quando o fundo de segurança estiver instalado, e se as escolas e pessoas com “know how” estiverem de acordo que a piscina pode ser pública, o ministério pensa lançar um concurso para a sua exploração.
A exploração do bar de apoio será feita pelo empresário chinês Lin Jie, que segundo o ministro, “apresentou a melhor proposta de equipamentos a nível técnico e de preço e investiu na infra-estrutura de apoio”.
“É um bar sem álcool e que vai ter produtos saudáveis, sumos de frutas naturais e de terra”, destacou o ministro.
A Piscina Oceânica da Laginha tem 25 metros de cumprimentos e 15 metros de largura. O fundo vai variar 80 e 120 centímetros de profundidade e a terceira terá uma maior profundidade, podendo ultrapassar dois metros.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, disse que a inauguração da piscina é a concretização de um sonho das escolas de natação e dos sanvicentinos, que almejam um espaço para formação de jovens e também para terapêutico.
“Temos muitos nadadores e muitas praias na ilha, mas as coisas quando são bem feitas e organizadas de uma forma científica nos permitem melhores resultados e entrar em competições a outros níveis” defendeu o autarca.

Dans la même catégorie