AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

São Vicente: Governo admite retoma paulatina das actividades desportivas no País com excepção da ilha de Santiago


  21 Août      47        Sport (12593),

 

Mindelo, 21 Ago (Inforpress) – O ministro do Desporto admitiu hoje, no Mindelo, a possibilidade da “retoma paulatina” das actividades desportivas no País, com excepcção de Santiago, uma vez que a ilha do Sal está numa situação “quase estacionária” em relação à covid-19.
Fernando Elísio Freire, em declarações à imprense, em São Vicente, momentos após visitar as obras de reabilitação do Estádio Adérito Sena, advertiu, no entanto, que tudo será feito com base num protocolo sanitário, neste momento em elaboração conjunta pelo Instituto do Desporto e da Juventude e a Direcção Nacional da Saúde.
“Como sabem, a maioria dos desportos exige contacto, e acreditamos que brevemente o Instituto do Desporto e da Juventude e a Direcção Nacional da Saúde comunicarão ao País um novo prazo para a retoma das actividades desportivas”, concretizou o ministro, para quem, no entanto, “o mais importante” neste momento é combater a pandemia.
Sobre a visita às obras de reabilitação do Estádio Adérito Sena, Fernando Elísio Freire disse que está garantida a introdução de uma pista de tartan, orçada em 35 mil contos, e com “todas as exigências internacionais”.
“A empresa está a trabalhar na parte técnica e assim que estiver tudo montado o Governo, em articulação com a câmara, vai avançar para a fase de colocação da pista”, admitiu, lembrando, no entanto, que o compromisso é que as competições internacionais venham para São Vicente, a nível do futebol.
Sobre o atletismo, concretizou, será feita concomitantemente mas disse acreditar que em Novembro poderão estar as duas obras prontas, estádio remodelado e pista de tartan para o atletismo.
“A introdução de uma pista de tartan dará ao estádio uma outra qualidade e permitirá a São Vicente ter as condições não só para a prática do futebol a alto nível, como também para o desenvolvimento do atletismo e receber provas nacionais e internacionais”, sintetizou o ministro do Desporto. “Esse é o objectivo”, finalizou.
A empreitada de requalificação do Estádio Adérito Sena é uma obra que resulta de uma parceria Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF)/FIFA/Governo de Cabo Verde/Câmara Municipal de São Vicente e deverá ficar concluída em Novembro do corrente ano.
O montante da obra, que vai dotar o estádio para uma capacidade de oito mil lugares, quatro balneários, iluminação e um conjunto de melhoramentos na estrutura interna, ascende aos 94 milhões de escudos, financiados pela FCF/FIFA em 60 por cento (%), Governo (25%) e Câmara Municipal de São Vicente (15%).

Dans la même catégorie