MAP La BAD et Inwi scellent un partenariat pour soutenir les start-up innovantes MAP Remise du prix Brahim Akhiat pour la diversité culturelle dans sa 2ème édition MAP M. El Malki se félicite du cheminement de la coopération avec le FOPREL MAP Une association marocaine lauréate du Prix Prince Mohamed Ben Fahd pour la meilleure action caritative MAP Le Maroc, pionnier dans la lutte contre la pandémie du coronavirus (Nabil Benabdallah) MAP Groupe de soutien à l’intégrité territoriale du Maroc à Genève: plein appui à la souveraineté du Royaume sur son Sahara MAP Marrakech : Immersion dans l’univers artistique d’Isabel Alonso Vega et Bence Magyarlaki MAP Covid-19: le HCR et la JICA mettent en place un projet de 275.000 dollars en faveur des réfugiés résidant au Maroc MAP L’artiste-plasticien Abderrahim El Hassani expose ses œuvres à Fès AGP Boké/société: Le siège de la préfecture, nouvelle cible des voleurs de motos

São Vicente: Governo quer ver “melhores condições de segurança e capacidade técnica no Calhau” – ministro


  3 Février      13        Economie (11193),

   

Mindelo, 03 Fev (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, assegurou que o Governo vai trabalhar para ver melhoradas as condições de segurança e capacidade técnica na comunidade Calhau, que passa a ter a sua primeira associação de pescadores.
O governante afirmava este posicionamento na tarde desta terça-feira, durante o acto de entrega de um motor de popa a um pescador nesta localidade de São Vicente.
O objectivo do Governo é, segundo a mesma fonte, “melhorar e criar condições de segurança e de capacidade técnica de pesca, para que os pescadores da zona possam ter melhor condição de vida”.
“É neste sentido que não considero este motor insignificante, porque o significado é individual. A diferença que vai fazer na vida deste senhor é extremamente importante”, sublinhou Paulo Veiga, para quem, ao ajudar um cria-se espaço para ajudar outros.
O ministro pediu igualmente ao pescador contemplado que use o material de melhor maneira e assim apoiar os outros da comunidade.
“É esse espírito de camaradagem que faz este País desenvolver-se. Cabo Verde é o que é hoje graças ao espírito de sacrifício dos nossos pais, avós e de todos que estão cá”, reiterou o governante, apelando, por outro lado, para a pesca sustentável, a fim de deixar às novas gerações.
O pescador Osvaldo Lopes aproveitou para agradecer e assegurou estar a passar por “dificuldades e com vários dias sem tirar um dia de trabalho”, desde que o motor que tinha avariou-se, daí a razão de ter feito o pedido ao ministro Paulo Veiga, a quando da sua visita à Calhau no mês de Dezembro passado.
Hoje, os pescadores de Calhau oficializaram a associação de pesca da zona, criada pela primeira vez, e que elegeu Jerry Rocha como seu presidente.
Uma nova associação que Paulo Veiga acredita que poderá ser um interlocutor para a comunidade, que é “pequena, mas muito importante e com muito valor para São Vicente”.
O País celebra na próxima sexta-feira, 05, o Dia Nacional do Pescador, que deverá ser celebrado com várias actividades nas diversas ilhas.

Dans la même catégorie