AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

São Vicente: Greve dos vigilantes inicia com adesão de cerca de 80% – SIACSA


  24 Février      15        Société (44869),

 

Mindelo, 24 Fev (Inforpress) – Os trabalhadores de segurança privada iniciaram hoje em São Vicente uma greve de três dias com uma adesão de cerca de 80% (por cento), avançou à Inforpress o representante dos vigilantes no sindicato SIACSA, Heidy Ganeto.

Segundo o delegado do Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura e Afins (SIACSA) neste momento a adesão é de cerca de 80% dos trabalhadores que representam as empresas Silmac, Sepricav e Sonasa.

Conforme o sindicalista, a expectativa era que a greve atingisse os 90%, mas alegou que “os trabalhadores que estão no Aeroporto Internacional Cesária Évora”, que estão a trabalhar há apenas três meses, estão a ser “ameaçados pela empresa” para cumprirem o serviço.

A mesma fonte, assegurou que “não sabe” de quaisquer informações sobre a requisição civil porque “não houve acordo” com as empresas, na reunião promovida pela Direcção-Geral do Trabalho. No entanto, afirmou que a perspectiva é que a partir desta tarde até quinta-feira consigam atingir uma cifra de 90% de adesão.

Conforme Heidy Ganeto, os vigilantes de São Vicente são os mais prejudicados em relação aos demais do país, tendo em conta que auferem um salário que gira em torno dos 14 a 15 mil escudos, pelo que já perderam o seu poder de compra.

“O motivo da nossa greve é a não publicação de uma nova grelha salarial, que já se arrasta há dois anos. Nesses últimos meses para cá, as empresas e Governo estão apenas em negociações. São tantas negociações que não estamos a ver um fim e já estamos cansados”, explicou o sindicalista para quem, em São Vicente, o salário que um vigilante aufere não muda, independentemente do seu tempo de serviço.

“Estamos a ser prejudicados porque nunca tivemos promoção na carreira. Já na Cidade da Praia isso não acontece porque há promoção na carreira e há vigilantes que recebem salários de 18, 20 ou 21 mil escudos, conforme o tempo de serviço”, ajuntou.

Segundo a mesma fonte, o cenário poderá mudar com a publicação do Preço Indicativo de Referência (PIR), que deveria ser no mês de Janeiro, conforme foi prometida pelo ministro das Finanças.

“Já estamos quase a chegar em Março e até agora nada. Já cansamos porque nós em São Vicente estamos mais prejudicados”, contestou Heidy Ganeto, que, além da falta de actualização salarial queixa-se da falta de higiene e segurança no trabalho.

“A segurança e higiene no trabalho não existem. A sociedade sabe como é que trabalhamos nos postos sem nenhuma condição de segurança. Os vigilantes fazem xixi na via pública, porque nos postos não há casas de banho”, exemplificou o sindicalista, que afirmou que nem as empresas privadas nem as do Estado cumprem as “normas sobre higiene e segurança no trabalho” para como os vigilantes.

Contactado, o presidente do SIACSA, Gilberto Lima, afirmou que a greve dos vigilantes começou em São Vicente e será extensiva a nível nacional. Avançou que arrancou primeiro nessa onde “os vigilantes enfrentam problemas antigos ligados à categoria profissional”.

Dans la même catégorie