AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70%

São Vicente: MAA lança parasitoide contra lagarta-do-cartucho do milho em Monte Velha e Ribeira de Vinha


  2 Septembre      20        Agriculture (4138),

 

Mindelo, 02 Set (Inforpress) – O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário e a Delegação do Ministério da Agricultura iniciaram hoje a libertação do ˈtrichogrammaˈ em Monte Velha e Ribeira de Vinha, em São Vicente, contra a lagarta-do-cartucho do milho.

Em nota enviada à Inforpress, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) enfatizou que o parasitoide ˈtrichogrammaˈ é considerado um inimigo natural da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda). Por isso, a sua libertação é essencial para a mitigação dos efeitos de invasão dessa lagarta e de outras pragas que pode controlar em Cabo Verde.

“Estes pequenos insectos serão introduzidos na plantação do milho, controlando a praga acima referida”, revela o MAA.

Ainda de acordo com a nota, a lagarta-do-cartucho é uma praga relativamente nova em Cabo Verde e está a ser controlada intensamente pelos serviços do MAA tendo por base uma equipa de investigação liderada pelo Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), desde de 2016.

“O controlo a esta praga é de abrangência nacional, e durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro, equipas do MAA estarão presentes no terreno controlando esta praga, no sentido de garantir um ano agrícola bem-sucedido”, acrescenta o documento.

A nota revela ainda que “as fábricas de produção dos ˈtrichogrammaˈ estão localizadas nas ilhas de Santiago e Santo Antão e têm condições para produzir inimigos naturais que cobrem as necessidades de todo o país”.

Brevemente mais uma fábrica será montada na ilha do Fogo informou o Ministério da Agricultura e Ambiente.

Dans la même catégorie