AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

São Vicente: Ministro diz que Cabo Verde está cada vez menos elegível a ajuda pública ao desenvolvimento


  16 Février      97        Politique (25166),

 

Mindelo, 16 Fev (Inforpress)- O ministro do Ambiente disse esta terça-feira, que Cabo Verde está menos elegível a ajuda pública ao desenvolvimento, com a sua graduação a País de Rendimento Médio, mas o ambiente e a governança climática são “janelas de financiamento”.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, falava durante o encerramento do workshop para lançamento do projecto “Gestão de ameaças sectoriais múltiplas nos ecossistemas marinhos para alcançar um crescimento azul sustentável”, que decorre durante o dia de hoje no Instituto do Mar (IMar), no Mindelo.

Segundo o governante, o país cada vez mais vai ter que financiar os investimentos a partir dos recursos próprios e de empréstimos.

E dentro deste contexto, explicou, “o ambiente, a acção e a governança climática proporcionam ainda algumas janelas de financiamento”, pelo que o País vai ter que ser “muito inteligente na gestão das oportunidades”.

“Os programas e os projectos devem correr muito bem para que nós possamos sempre abrir essas janelas e aproveitar as oportunidades existentes. Daí também a necessidade de termos casos de sucesso que possam nos ajudar a mobilizar recursos para o nosso desenvolvimento”, sustentou.

Neste sentido, defendeu que, “sendo um País com 99 por cento (%) do seu território constituído por mar” e considerando que “muitos parceiros de desenvolvimento estão disponíveis em colocar recursos”, o arquipélago deve “dar um sinal muito claro” de uma boa gestão “das áreas protegidas, dos ecossistemas” e que as áreas protegidas serão alargadas para um percentual maior”.

“Estamos com isto perante uma grande empreitada. Algo que exige de nós de facto muita articulação, cooperação e naturalmente que isto será sempre melhor se nos juntarmos a outros valores, que nos unem, a solidariedade, a equidade e a inclusão”, afirmou Gilberto Silva.

Segundo o ministro, é necessário fazer com que o projecto “Gestão de ameaças sectoriais múltiplas nos ecossistemas marinhos para alcançar um crescimento azul sustentável” seja muito sensível à questão do género, da inclusão de todos os grupos, à transparência como princípio da prestação de contas e deverá ser desenvolvido de forma mais rápida.

Isto, explicou, considerando a experiência de outros projectos financiados pelo Fundo Global do Ambiente (GEF).

O consultor Delvis Fortes disse que na fase de elaboração do projecto e da sua revisão tiveram o cuidado de engajar todas as instituições com responsabilidade na área, organizações da sociedade civil na procura de consensos que culminaram com o workshop.

O projecto “Gestão de ameaças sectoriais múltiplas nos ecossistemas marinhos para alcançar um crescimento azul sustentável” tem a duração de cinco anos e a equipa que o vai desenvolver estará sediado no Mindelo.

Tem como principal objectivo aumentar a interação, operação e a capacitação das instituições nacionais para fazer uma gestão responsável, sustentável e duradoura dos recursos marinhos.

Dans la même catégorie